sábado, 16 de janeiro de 2010

ZOMBIE





(Postado originalmente no endereço anterior da Cripta do Caveira, em 23 de agosto de 2006)


Acabei de ver ZOMBIE, clássico do horror italiano dirigido por Lucio Fulci, uma das maiores autoridades do país nesse estilo. O filme é conhecido como ZOMBI 2 nos EUA (ganhou esse nome para pegar carona no sucesso de Dawn of the Dead, de George Romero) e como ZOMBIE FLESH EATERS na Inglaterra.

Lançado em 1980, o filme mostra um veleiro desgovernado que chega às margens do rio Hudson, em Nova York. A Guarda Costeira aborda o barco e constata que ele foi abandonado. Pelo menos é o que eles pensam, até que uma criatura coberta de sangue surge do nada, ataca e mata um dos oficiais, sendo baleado em seguida pelo outro e caindo no mar.

Consternadas pelo incidente, as autoridades fazem contato com a filha do dono do barco, que manifesta preocupação com seu pai desaparecido. Na noite seguinte, a moça conhece um repórter enviado para investigar o incidente envolvendo o assassinato do guarda costeiro, e os dois se juntam a fim de descobrir o paradeiro do pai dela. As investigações os levam a uma pequena ilha do Caribe, na qual um médico está obcecado na busca de uma explicação para um fenômeno recente que atormenta a ilha, relacionada a velhos mitos e rituais de origem africana.

Se esse "fenômeno" tem a ver com gente levantando das sepulturas? É CLARO que sim!

Polegar pra cima para este  clássico! Tem história, ritmo, excelentes maquiagens, MUITA violência explícita e visceral (bem ao gosto do cinema de horror italiano), um bom clima de horror, ótimas cenas e ainda por cima um final excelente, que pega o espectador meio de surpresa, o que é uma qualidade REALMENTE rara nesse tipo de filme.


Impressionante ver como é possível fazer um ótimo filme de horror com pouco orçamento, um talento que parece ter desaparecido hoje em dia, época em que os poucos filmes de horror decentes se mostram dependentes de alto orçamento e efeitos especiais. Compare, por exemplo, com os milhões de dólares gastos na produção do recente DOOM, um filméco de terror sem rumo e aborrecido, que não mete 10% do medo que ZOMBIE dá em que assiste.

A má-notícia é que, se você quiser ver esse filme, precisará baixá-lo na internet ou comprar no exterior, já que ele permanece inexplicavelmente ausente no nosso mercado miserável de VHS/DVD nacional, sempre em passo de morto-vivo. As distribuidoras daqui deveriam se preocupar menos em disponibilizar por aqui lançamentos vagabundos do estilo, que abarrotam as locadoras todos os meses, e dar mais atenção para clássicos como a filmografia de Fulci, Argento, George Romero, os filmes cinqüentistas da Hammer e coisas do tipo.

Enfim, ZOMBIE é um dos melhores filmes de zumbi que eu já tive o prazer de ver e é diversão garantida para os FIÉIS apreciadores de filmes de terror.

Melhores cenas:

1 - zumbi abocanhando um tubarão debaixo da água!

2 - zumbi enfiando o olho da mulher numa lasca de madeira da porta.

3 - zumbizada levantando do chão no cemitério.

4 - zumbizada cercando o hospital da vila à noite.

5 - guerrilha dos heróis contra os zumbis.

6 - garota mergulhando com os peitos de fora.

7 - grupinho de mortos-vivos jantando o cadáver da mulher.

8 - namorada de um dos "mocinhos" do filme levando uma mordida na jugular que estraçalha a garganta inteira da mulher e faz ela perder cinco litros de sangue em três segundos.

9 - os "closes" da câmera nos zumbis. É realmente ótima a maquiagem desse filme!

10 - A cena final, a melhor de todas!!!



Muita gente desconhece o fato de que a Itália é um dos maiores berços do cinema de horror do mundo, imaginando que o país nada tem a oferecer além de faroestes classe-B e comédias do Roberto Bennini. Ledo engano! Alguns dos maiores nomes do horror na sétima arte vêm da Itália, incluindo Lucio Fulci, Mario Bava e Dario Argento, diretores de várias obras do estilo e que são citados como influência por quase todos os diretores de horror norte-americanos.

Para dar um exemplo, basta lembrar que o antológico SEXTA-FEIRA 13, um dos mais clássicos filmes de terror americanos, é basicamente uma CHUPAÇÃO do filme Bay of Blood, de Bava.

Nenhum comentário: