segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

DOOM - O FILME (2005)




(Postado originalmente no endereço antigo da Cripta do Caveira em 25 de julho de 2006)


Esperei muito tempo e com muita curiosidade pelo filme DOOM, baseado em um dos meus games prediletos de todos os tempos. Mas o filme é uma porcaria, não recomendo para ninguém. Isso porque ...

1 - o filme não aproveita nada dos dois primeiros e clássicos games da série, que inclusive continham uma história muito legal. Absolutamente tudo no filme não passa de material promocional do game DOOM 3, tentando imitar aspectos desse jogo e não fazendo jus ao uso do nome da célebre franquia. Eu queria ver um mariner vestido de verde passando fogo sozinho contra hordas de demônios do inferno, como no Doom original. Mas, acredite ou não, você NÃO VERÁ nada disso no filme.

2 - a história do filme é capenga e clichê e o andamento é cansativo e aborrecido.


 

3 - Não dá pra acreditar, mas é verdade: FALTA AÇÃO! O filme começa a pegar (um pouquinho) no tranco só lá perto do final, na verdade. E o fim é uma bosta também.



4 - O visual do filme é pobre de dar dó. A única preocupação do diretor, pelo jeito, foi criar um clima de escuridão quase total. BELA desculpa pra poupar uns trocados com cenários e locações.

5 - Em nome da estupidez politicamente correta, burocrática e cagona que impera nos EUA, o roteiro central dos games ("corporação gananciosa que financia pesquisas de teletransporte em Marte acaba criando acidentalmente um portal para o inferno") foi adaptado para uma fórmula mais comportada e com menos potencial para polêmicas religiosas ("corporação gananciosa que financia pesquisas de genética e arqueologia em Marte acaba criando monstrinhos e zumbis decorrentes de experiências ilícitas com humanos"). DÃÃÃÃ!!!!

6 - Exceto pela gata Rosamund Pike, todo o resto do elenco é de um amadorismo assustador (tá, dou o braço a torcer e admito que Karl Urban está razoável também). Quem é que inventou que The Rock é um ator??? O cara está terrível, não convence MESMO. Pro resto do elenco, dou um desconto porque é difícil mostrar interpretação com personagens tão planos e dispensáveis como os que vemos no filme.



7 - A alardeada seqüência de ação em primeira pessoa surge de súbito no filme da maneira mais deslocada e pouco natural possível. Ainda assim, as cenas que se vê nestes minutos são uma das poucas coisas que se destacam do marasmo do resto da "obra".

8 - Porra: CADÊ a Cyber-Spiderdemon????????


Se o seu filme de DOOM não tem a Spiderdemon Mastermind, então há algo errado com seu filme!



Se o mocinho do seu filme do DOOM não se parece com esse cara, há algo errado com o seu filme!


COISAS BOAS do filme:

1 - Fracassou nos cinemas, como bem mereceu. Eu odiaria que as pessoas achassem que essa MERDA é a história de Doom. Eu odiaria que essa coisa gerasse uma continuação.

2 - Rosamund Pike é uma gata. Se ela aparecesse pelada, o filme quase valeria à pena.

3 - O filme diminui consideravelmente as chances de termos que aturar The Rock em outra película.

4 - Se for encarado como mero merchandising barato do game Doom 3, o filme QUASE justifica sua existência.

5 - A seqüência em primeira pessoa é realmente legal, ficou bem feita e divertida e, nos minutos em que dura, rola 2/3 da ação do filme inteiro.

6 - Os extras do DVD (que falam sobre a série de games) são divertidos, ao contrário do filme.



Se o cartaz do seu filme de DOOM não for exatamente assim, há algo errado com o seu cartaz!



"Ai, que MEDA desse filminho ordinário!!!"


Na qualidade de fã de longa data dos games da série (principalmente dos clássicos DOOM e DOOM II) e que conhece decentemente o cânone dos games, aproveito para esclarecer: DOOM é sobre uma corporação inescrupulosa que abre um PORTAL PRO INFERNO!!!!!! Isso aconteceu porque as instalações da empresa eram em Marte, e o game revela que o Inferno se localiza precisamente  abaixo de uma das luas de Marte.


Qualquer roteiro ou final que seja diferente de tudo isso é uma boiolice ridícula e está muito abaixo da crítica.



Demônios humanóides levando chumbo e sangrando em litros: o filme não tem nada disso.


SALDO GERAL:

- Como adaptação de DOOM para os cinemas, esse filme merece nota ZERO!

- Como filminho barato e genérico de ação com zumbis e monstrinhos, merece uma nota CINCO.



Para não passar vergonha, diga que você viu o filme só por causa da Rosamund Pike!

Nenhum comentário: