sábado, 16 de janeiro de 2010

SUPERMAN RETURNS



(Postado originalmente no endereço anterior da Cripta do Caveira, em 16 de agosto de 2006)



Cara, eu realmente adorei o novo filme do Superman. Que obra, Bryan Singer é mesmo um gênio! Ele conseguiu o milagre de atualizar os personagens, situações e tecnologias que vemos na tela e, ao mesmo tempo, manter toda aquela magia do filme setentista estrelado por Cristopher Reeve (e que marcou toda a minha geração).

Como já bem observado por outras pessoas, o filme é praticamente um novo SUPERMAN III, já que ele parece dar continuidade aos dois primeiros (e excelentes) filmes da cinesérie anterior, varrendo discretamente para a vala do esquecimento os péssimos SUPERMAN III e IV (um mais ridículo que o outro), filmes que "enterraram" a série.

Alguns fatos que demonstram o caráter "continuísta" do filme:

- Jor-El continua sendo representado por Marlon Brando, como nos filmes originais (o aproveitamento de imagens do ator, já falecido, ficou um primor);

- Jonathan Kent, pai adotivo do herói, está morto (conforme visto no filme original de 1977);

- Lex Luthor cumpriu pena de algus anos na prisão (onde Superman o deixou no fim de Superman II);

- a sequência de abertura e a música tema são praticamente idênticas aos dois primeiros filmes da série. O mesmo vale para a cena final;


- Lex Luthor abusa de bordões que usava no filme original, na célebre encarnação de Gene Hackman;

- Em certo momento do filme, fala-se sobre o primeiro artigo que Lois Lane escreveu sobre o herói, chamado "I Spent the night with Superman", exatamente como mostrado no filme original;

- O romance peculiar entre Lois e o kryptoniano dá o tom em boa parte do filme, como no filme estrelado por Cristopher Reeve.

- Luthor pretende lucrar sendo dono de terras ao mesmo tempo em que destrói parte dos Estados Unidos, exatamente como seu "plano diabólico" original no primeiro filme.

Enfim, o filme é divertido, inteligente, tem efeitos especiais de deixar qualquer um boquiaberto, tem uma história e diálogos bem escritos, com excelentes atuações (Brandon Routh se mostrou uma escolha perfeita para o papel principal) e com potencial de levar às lagrimas as pessoas que se emocionaram com os filmes originais na infância.

Minha cena favorita: Superman repetindo, no fim do filme, as célebres palavras ditas por Marlon Brando no filme original, sobre os pais continuarem vivos na forma de seus filhos. Cara, simplesmente CHORAMINGANTE ... sacanagem mesmo, coisa feita pra causar desmaios nos fãs do filme original.

Em se tratando de mostrar um super-herói como algo mais do que meramente um amontoado de "poderes", dono de uma existência plana como uma tela de computador, essa é de longe a cena mais bonita de qualquer filme do gênero feito até hoje.

Infelizmente, parece que o filme não teva a bilheteria esperada nos EUA. Isso já era meio previsível, porque o trabalho é claramente voltado para um público mais velho, capaz de entender as homenagens e os elos com os filmes feitos há cerca de vinte e cinco anos atrás. No entanto, todos sabemos que o público infantil é aquele que sustenta, basicamente, os filmes de super-heróis. O potencial consumidor da criançada foi meio ignorado. Os fedelhos de hoje, obviamente, querem ver muita porrada, ação, lutinhas e "pega pra capar", e nesse ponto Superman Returns não tem tanto a oferecer quanto, por exemplo, os filmes dos X-Men e do Homem-Aranha.

Minha opinião? Esse filme PRECISAVA ser feito dessa maneira, para ressuscitar a série e reacender a "chama" do personagem, que não dava as caras no cinema desde 1987! Agora, com tudo devidamente encaminhado e com um novo rosto para o Superman no nosso imaginário coletivo, em dois ou três anos teremos um novo filme que certamente será REPLETO de ação e que agradará públicos de todas as idades.

Valeu por essa obra, Singer! Estarei na torcida esperando pela continuação!

------
Observação do Caveira em 16 de janeiro de 2010: como agora sabemos, eu infelizmente estava errado. O estúdio simplesmente desistiu de dar continuidade ao ótimo Superman Returns e, a princípio, a franquia será reiniciada no cinema nos próximos anos. Uma pena.

Nenhum comentário: