sábado, 16 de janeiro de 2010

Games legais: SPIDERMAN 3 (Game Boy Advance)



(Postado originalmente no endereço anterior da Cripta do Caveira, em 08 de agosto de 2007)

Com a correria do primeiro semestre, acabei dando bobeira e deixei de ver o novo Spiderman nos cinemas. Agora só me resta aguadar o lançamento em DVD para disputá-lo à tapa nas locadoras com outras crianças como eu. Mas pelo menos estou tendo alguma diversão derivada como SPIDERMAN 3 do Game Boy Advance, um joguinho realmente legal.

Games adaptados de filmes geralmente são umas bombas, feitas às pressas para servirem tão somente como material de propaganda do filme em questão. Quando são lançados em versões para consoles semi-ultrapassados como o GBA, então, as expectativas vão direto para o ralo.



Essa versão de bolso de SPIDERMAN 3, no entanto, me surpreendeu positivamente. Primeiro: o visual está muito legal. Não são os melhores gráficos que o GBA já produziu, mas são polidos e perfeitamente adequados para o clima "história em quadrinhos". Segundo: a ação do jogo é ótima. Ao contrário de certos games 2D que chegam a dar dor de cabeça de tanta repetição (andar-bater-andar-bater, vide o recente GHOST RIDER), esse game do Homem-Aranha conseguiu um bom equilíbrio entre ação e aventura, com o protagonista tendo diferentes missões alternada, como resgatar reféns, apagar focos de incêndio, desarmar bombas, perseguir helicópteros, fugir do ensandecido Sandman, etc.

Terceiro: dá pra usar a roupa preta. YEAH! Com ela, Spidey mata qualquer trombadinha com um único e poderoso web-uppercut (mais ou menos que nem o Scorpion no clássico Mortal Kombat), além de ficar muito mais forte, podendo botar abaixo paredes inteiras e portas de ferro. Quarto: esse é possivelmente o game de Spiderman para GBA (são 5, se bem me lembro) que mais conta com diferentes movimentos para o herói. O Aranha faz o diabo: sobe pelas paredes, soca, chuta, dispara "tiros" de teia, puxa inimigos com a teia, dá "voadoras" com teia, se pendura, ergue-se em linha reta para cima com a teia (uma espécie de "vôo") e por aí vai.



Mas eu diria que o que mais gostei nesse SPIDERMAN 3 do GBA foi o design de fases. São várias, cerca de 16, mas são todas curtas e com autosave, o que permite que o jogador avance rumo ao fim mesmo que jogue meramente uns 20 minutos por dia. Ao meu ver, essa é a mecânica ideal para um game de ação em um console portátil, pois concilia um game com começo, meio e fim com partidas rápidas e descompromissadas. Claro que o tempo total de jogo poderia ser um pouco maior, acho que dá pra terminá-lo todo em menos de três horas com tranquilidade, mas é melhor do que games portáteis que exigem partidas demoradas para o jogador ter algum progresso.



O Gamespot deu nota 6.9 para o jogo, mas particularmente achei uma grande injustiça. Acho que isso se dá em grande parte porque esse pessoal está deslumbrado com games da nova geração (NINTENDO DS, SONY PSP, etc.) e avaliam esses games pro "velho" GBA de má-vontade!

O Homem-Aranha faz bonito no Game Boy Advance desde os primeiros dias do portátil, com Spiderman Mysterio's Menace de 2001, que era um dos melhores joguinhos da primeira safra do GBA. Se bem me lembro, esse novo SPIDERMAN 3 é o quinto game do Homem-Aranha para Game Boy Advance e, pelo menos entre aqueles derivados da série de filmes, o melhor de todos.



Nenhum comentário: