quinta-feira, 15 de abril de 2010

Álbum recomendado: DIO - HOLY DIVER (1983)

Todo mundo sabe que Ronnie James Dio, apesar de ter a altura de um hobbit médio, é uma das vozes mais poderosas, características e conhecidas do hard rock/heavy metal. A história do cara fala por si só, com passagens por bandas seminais como Black Sabbath e Rainbow.

Tido por muitos como o trabalho solo definitivo de Dio, Holy Diver é um álbum que nenhum fã do estilo em sã consciência pode deixar de conferir.

O excelente trabalho de guitarras no álbum ficou a cargo de Vivian Campbell, guitarrista do Def Leppard, que já passou também pelo Sweet Savage e pelo Whistesnake, dentre outros. Vinny Appice (que tocou com Dio no Black Sabbath e hoje trabalha novamente com ele no Heaven and Hell) é o homem por trás das baquetas. Some a isso um trabalho vocal invejável de Dio e algumas de suas melhores composições, e tá feito um clássico!

"Caught in the Middle" abre o álbum com qualidade, e é seguida das boas "Don't Talk to Strangers" e "Gypsy". A faixa "Holy Diver" é um hard rock grudento e arrastadinho, com sequências fodonas de power chords aqui e ali. Parece coisa saída da trilha de um Rocky IV ou coisa parecida. Impossível não curtir. "Invisible" é um som que me lembra a fase mais antiga do Iron Maiden (até nos timbres de guitarra), principalmente na parte inicial da música.

"Rainbow in the Dark" é uma das músicas mais conhecidas (talvez A mais conhecida) da carreira solo de Dio, e certamente todo mundo já a ouviu pelo menos alguma vez no rádio, com o memorável riffzinho nos teclados e as guitarras grudentas. Tirando o clipe dessa música, que é uma vergonha, não há nada para não curtir nessa clássica sonzeira.

A faixa seguinte é a soturna e climática "Shame on the Night", onde Dio aproveita mais uma vez para mostrar por que é uma das vozes mais adoradas do hard rock/heavy metal.

"Stand Up and Shout" é tão parecida com as músicas mais curtas e rápidas do Iron Maiden que chega a assustar. Compare com músicas do Maiden como "Invaders", "Gangland" e "The Prisioner" e confira as semelhanças.

Por fim, "Straight Throught the Heart" mantém a excelente qualidade das composições do álbum, que simplesmente não deixa a peteca cair em nenhuma faixa.

Esse disco é diversão hard-roqueira de primeira qualidade, do começo ao fim. Aquela sonoridade hard oitentista tipo "Eye of the Tiger" dá o ar da graça o tempo todo, para imensa satisfação dos fãs do som dessa época. Muita gente critica o rock dos anos 80 na comparação com as obras-primas da década anterior (principalmente os álbuns da Real Santíssima Trindade Led Zeppelin-Deep Purple-Black Sabbath), mas a verdade é que nos anos 80 foram produzidas toneladas de material excelente por parte de artistas do quilate de Metallica, Megadeth, Iron Maiden, Judas Priest, Saxon, Ozzy, Guns n' Roses, Dio e tantos outros. E Holy Diver é apenas mais uma prova inequívoca de que existem muitas razões para se ter saudades daqueles tempos!

Nenhum comentário: