sábado, 3 de abril de 2010

O Último Jurado


Hoje terminei de ler O Último Jurado, de John Grisham. É o sétimo livro do cara que eu leio desde 1999, quando li o primeiro - O Advogado - e virei fã do estilo dele. Grisham é uma leitura fácil, quando a pessoa se dá conta já leu trinta ou quarenta páginas e mal piscou. Eu gosto da maneira como ele trabalha as relações entre as pessoas. Não acho que ele seja um criador de personagens tão genial quanto Stephen King, por exemplo. King dá tamanha profundidade humana para seus personagens que, geralmente ali pelo final do primeiro terço do livro, o leitor já sente como se o protagonista da história fosse um velho amigo seu. Grisham não aprofunda tanto os personagens, mas desenvolve de maneira interessante os conflitos e amizades entre as pessoas, e consegue orquestrar dezenas de personagens na história sem confundir o leitor.

O Último Jurado foi lançado em 2004 e conta a história de um jovem de apenas 23 anos chamado Willie Traynor, que no começo dos anos 70 se muda para a fictícia cidade interiorana de Clanton, no Mississipi e - com dinheiro emprestado de sua avó - compra o falido jornal local, The Ford County Times. Traynor consegue reerguer o jornal aos poucos, e é ajudado nessa tarefa por conta de imensa repercussão causada pelo brutal estupro e assassinato de uma jovem moradora da cidade. O assassino, Danny Padgitt - membro de uma rica família meio mafiosa - é levado a júri e condenado. Nove anos depois, o sujeito é colocado em liberdade condicional. E aí os jurados começam a morrer.

O Último Jurado não traz grandes reviravoltas ou surpresas, não apresenta maiores mistérios e não tem muito clímax. É uma história "simples" e verossímil, centrada nas relações do protagonista com a nova comunidade na qual se integra, nas suas amizades e conflitos e na sua incorporação ao papel social que ele desempenha na pequena Clanton. Não é de tirar o fôlego como O Júri (talvez o melhor livro de Grisham), mas é mais uma demonstração de competência do autor - não é à toa que ele já vendeu 250 milhões de livros ao redor do mundo.

Recomendo.

Nenhum comentário: