sábado, 27 de novembro de 2010

O FIM DO CASSETA & PLANETA


Causou furor a notícia, divulgada ontem (sexta-feira), de que o programa Casseta & Planeta, que está no ar na Globo desde 1992, será cancelado no ano que vem.

Como grande fã do grupo que sempre fui, só tenho uma coisa a dizer sobre isso: GRAÇAS A DEUS!!!

Se você tem menos de 25 anos, então provavelmente não tem noção da importância histórica da trupe do Casseta para o humor brasileiro, e não faz ideia de como esses sujeitos eram talentosos nos seus anos de ouro. Nos primeiros anos, quando o Casseta era um programa mensal, a espera pelo dia em que ele passaria gerava enorme expectativa, e o programa (que durava uma hora inteira) era um verdadeiro evento, que gerava comentários, risos e piadas por semanas a fio no país inteiro.

Sim, eu sei, isso tudo pode parecer inacreditável quando olhamos para o que foi o Casseta & Planeta na última meia década: um ridículo programa de autopromoção das novelas da Globo, calcado num "humor" pasteurizado, burocrático e batido. A verdade é que, pelo menos de uns cinco anos para cá (para ser bem sincero, eu diria que pelo menos há uma década), o Casseta & Planeta está virado numa coisa constrangedora, num verdadeiro Zorra Total levemente melhorzinho. Quando a gente vê os caras do Casseta sempre travestidos de atrizes globais, de novo e de novo e de novo, mal dá pra acreditar que esses são os mesmos sujeitos que faziam aquele humor caótico, anárquico e empolgante no começo dos anos 90. Sem falar que, ainda antes disso, eles já tinham matado a pau como roteiristas do clássico TV Pirata (uma verdadeira lenda do humor nacional) e na saudosa revista Casseta Popular.

Sinceramente, não sei diagnosticar o que causou essa decadência criativa do grupo. Alguns dirão que foi a morte do genial Bussunda, mas (por mais que eu concorde que o cara foi uma perda irreparável) devo lembrar que o programa já estava em absoluta decadência bem antes de ele morrer. Outros dirão que são os efeitos da "camisa de força" que a Globo coloca em seus subordinados (basta ver como o programa do Jô virou uma merda quando migrou do SBT para a Globo). Mas essa explicação também não convence, pois o Casseta & Planeta sempre passou na Globo. 

Outros dirão que os outrora inspirados humoristas estão velhos, ricos, acomodados e cansados, mas ... bem, essa é uma hipótese verossímil, no final das contas.

De qualquer forma, estou muito feliz com a notícia do fim do programa. Não que isso faça diferença prática para mim, pois eu já não tinha mais saco para aguentar a ruindade do programa há muitos anos, e o assistia apenas muito eventualmente (e nunca aguentava mais do que alguns minutos). Atualmente, o Casseta & Planeta é uma desgraça para a sua própria memória, e portanto já vai tarde. É mil vezes melhor procurar no Youtube pelos pedaços dos programas antigos, lá da primeira metade dos anos 90, e conferir a genialidade que o grupo de humoristas então ostentava.


Nenhum comentário: