quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Games legais de PSP: MOTORSTORM - ARTIC EDGE


Lançado em 2009, Motorstorm - Artic Edge é certamente um dos games de corrida com melhores gráficos já vistos num videogame portátil. Dá uma alegria só de ver essa belezinha rodando no PSP. O jogo traz doze pistas com cenários bem diversificados (de neve a desertos) e veículos variados, incluindo carros, motos e caminhões.

A jogabilidade prima pela diversão estilo arcade, sem nenhuma pretensão de realismo. O negócio é basicamente esperar o turbo carregar e então pisar fundo até as chamas quase engolfarem o veículo. Não rola aquele stress de sair fora da pista ou de ter que perder tempo dando ré depois de uma batida: é só apertar um botão para ser recolocado automaticamente na pista.


Outra coisa legal do game são os ótimos efeitos sonoros e trilha sonora animal, cheia de rocks irados, que vão de Motorhead a algumas coisas mais modernosas. Jogue com o fone de ouvido do PSP e você se sentirá num arcade!


Se Motorstorm mata a pau nos gráficos, som e jogabilidade, também é verdade que peca um pouco no desafio. Achei o jogo um pouco fácil demais, sem maiores desafios que poderiam tornar o jogo mais viciante. Sou da tese de que games para consoles portáteis, via de regra, devem mesmo ser mais fáceis e curtos do que seus equivalentes nos videogames "grandes", sob pena de encher o saco do jogador. Mas em Motorstorm, me parece que os caras exageraram na dose e as vitórias simplesmente vêem com muita facilidade. O modo de jogo "carreira" também poderia ser um pouco mais variado (no estilo Burnout), não se limitando a corridas onde o objetivo é tão somente chegar sempre em primeiro.


Enfim, Motorstorm é um grande lançamento para PSP e um dos melhores games de corrida que já se viu num portátil, mas a mecânica simplista do jogo e a dificuldade reduzida diminuem um pouco a qualidade geral do título. Mesmo assim, apesar de não ser perfeito, a combinação de gráficos excelentes, efeitos sonoros imersivos e ação arcade fazem de Motorstorm um clássico instantâneo do PSP.


Nenhum comentário: