domingo, 12 de dezembro de 2010

Filmes legais: NIGHTMARE CASTLE (1965)


Acabo de ver Nightmare Castle, filme italiano de 1965 estrelado pela inimitável Barbara Steele, um ícone do antigo cinema de horror. Apesar de este ser o título mais comum do filme (cujo nome original é Gli Amanti d'oltretomba), na Inglaterra ele é conhecido como Night of the Doomed, e foi rebatizado aqui e ali também de Lovers From Beyond the Tomb e The Faceless Monster.


A trama gira em torno de um conde sádico e maléfico, que faz experiências sinistras no laboratório subterrâneo de seu castelo e é casado com uma morenaça bonitona (Barbara Steele, é claro). Um dia, com a ajuda da governanta velha e feiosa, ele descobre que sua esposa o está corneando. Como bom maluco malvado, ele tortura e mata o libidinoso e adúltero casal.

O problema é que, antes de morrer, sua esposa revela que fez um novo testamento, deixando toda a sua riqueza para sua irmã, que é meio lelé da cuca e está internada. O sinistro conde decide então se casar com a irmã porca-solta de sua ex-esposa, uma loirinha ingênua (também interpretada por Barbara Steele, é claro) que nem imagina os planos que o novo maridão tem para ela. 

 
O conde pretende induzir a piora do quadro clínico de sua jovem esposa, chamar um médico para atestá-la como pirada e então interná-la e interditá-la, para poder botar a mão no dinheiro. Só que aos poucos vai ficando claro a existência de presenças do além-túmulo no castelo, e então o bicho começa a pegar.


Para um filme dos anos sessenta, Nightmare Castle é surpreendentemente atmosférico e bem executado. No geral, não chega a ser assustador para os padrões atuais (embora tenha seus momentos), mas só a presença icônica da Barbara Steele já torna o filme necessário. Ah, e eu fiquei BABANDO naquele quadro sinistro e intimidador dela, que aparece no filme. Eu queria ter aquele quadro no meu apartamento! Se bem que, de noite, eu ficaria com medo até de ir na cozinha tomar um copo d'água!

O Caveira recomenda. 

Pensando bem, eu iria pensar duas vezes antes de colocar esse quadro na sala ...

Nenhum comentário: