quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

TOP 5 - FILMES DE NATAL


1 - SCROOGED (Os Fantasmas Contra-Atacam - 1988)

Todo mundo sabe que o "Conto de Natal" de Charles Dickens é a mais popular e difundida história natalina da era moderna, mas dificilmente se pode imaginar uma versão mais divertida da história do que esta protagonizada por Bill Murray. Na trama, Frank Cross é o cínico, inescrupuloso e cruel presidente de uma rede de televisão, até o momento em que é visitado por uma série de fantasmas que o levam a rever seus conceitos. 
Os fantasmas de Dickens nunca tiveram versões tão divertidas (e tecnicamente bem executadas) quanto nesta excelente comédia de Richard Donner, um dos meus diretores favoritos. A única coisa lamentável é o ridículo título nacional, que tentava associar a presença de Murray no elenco com o grande sucesso que "Os Caça-Fantasmas" havia feito alguns anos antes.
.
.
.

2 - THE MUPPET CHRISTMAS CAROL (O Natal dos Muppets - 1992)

O único jeito de competir com uma versão do conto de Dickens que tem Bill Murray é fazendo uma versão do conto com os Muppets. Ver Michael Caine como Ebenezer Scrooge e o sapo Caco como Bob Cratchit já vale o filme.

Se algum filme estrelado por marionetes tem chance de levar você às lágrimas, certamente é este. Foi o primeiro filme dos Muppets produzido depois da morte do genial Jim Henson, criador dos personagens. Se você gosta dos Muppets, é imperdível. Mas, se você não gosta dos Muppets ... meus pêsames pela sua alma!
.
.
.


3 - HOME ALONE (Esqueceram de Mim - 1990)

Foi o filme definitivo de Natal ao longo dos anos 90, uma das melhores comédias da década e o filme que celebrizou o então fedelho Macaulay Culkin e o diretor Chris Columbus. Kevin, um pestinha de oito anos de idade, é esquecido em casa quando a sua imensa e chata família sai em viagem no final do ano. Constatando que estava diante do presente que pediu a Deus, o menino aproveita para ficar acordado até tarde, comer tudo o que é porcaria que lhe dá na telha e viver como o Rei da Casa.

É o Natal perfeito, até que dois ladrões escolhem a casa dele como alvo para um assalto. Muitas crianças deve ter matado seus pais depois de verem este filme e encherem a casa de armadilhas para imitar o protagonista. Para um efeito natalino mais efetivo, assista em conjunto com a ótima continuação "Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York", de 1992. Mas tome cuidado para não assistir as outras duas continuações fajutas e caça-níqueis lançadas anos depois.
.
.
.



4 - CHRISTMAS WITH THE KRANKS (Um Natal Muito, Muito Louco - 2004)

A crítica foi implacável com esse despretensioso filme de Natal, mas ele se saiu bem nas bilheterias e é bastante divertido. Tim Allen, Jamie Lee Curtis, Dan Aykroyd e M. Emmet Walsh protagonizam essa história sobre um casal de meia-idade que já não aguenta mais as comemorações natalinas de sempre. Com a única filha já adulta, os dois resolvem aproveitar a época para "esquecer o Natal" e sair de viagem, mas as circunstâncias acabam provando que é mais fácil sair da Máfia do que abdicar das convenções de Natal.

O filme é baseado no livro "Skipping Christmas" de John Grisham (uma de suas poucas obras fora do gênero "thriller jurídico"). Não é uma obra-prima, mas é uma boa e eficiente comédia de Natal - isso, é claro, se você conseguir relevar o ridículo e debilóide título nacional.
.
.
.

5 - SILENT NIGHT, DEADLY NIGHT (Natal Sangrento - 1984)

Quem disse que filme de Natal precisa ser cômico e bonitinho? Se você vive no meio do mato e usa uma máscara de hóquei, ou se anda pelo interior do Texas com uma serra-elétrica, este aqui é o SEU filme de Natal. O filme conta a história de Billy, um garotinho que em 1971 viu toda a sua família ser assassinada por um criminoso vestido de Papai-Noel. Aos dezoito anos, vivendo num internato, o garoto se converte num serial-killer vestido de Papai-Noel e armado de um belo machado.

É um slasher movie sem maiores predicados, mas gerou grande comoção na época em virtude de o assassino andar por aí vestido de Papai-Noel, profanando um dos maiores ícones da criançada. As associações de pais e mestres e a crítica naturalmente ganharam faniquitos, o que só ajudou a dar um status de "cult movie" para um filminho trash que poderia ter sido completamente esquecido de outra forma. Nos anos 90, era bastante fácil encontrá-lo em VHS nas locadoras. Mas, desde a popularização do DVD há dez anos atrás, não tenho mais visto o filme por aí. De qualquer forma, não deve ser difícil encontrá-lo para baixar na internet. 


"Ho, ho, ho!!!"

Nenhum comentário: