domingo, 26 de dezembro de 2010

Filmes de terror recomendados: CARNIVAL OF SOULS (1962)


Ver filmes de terror de quarenta ou cinquenta anos atrás é uma verdadeira "caixinha de surpresas". Em boa parte das vezes, não se vê nada além de uma produção sofrível com uma história rasa. Mas, excepcionalmente, essas aventuras levam o espectador a descobrir algumas pérolas maravilhosas, capazes de botar no chinelo as películas atuais do gênero. Carnival of Souls, que acabo de ver, é um belo exemplo disso.

Lançado em 1962, o filme é dirigido por Herk Harvey e estrelado pela bela Candace Hilligoss, e já surpreende desde os primeiros instantes. Na trama, a jovem Mary Henry está andando de carro com outras duas amigas quando alguns rapazes em outro automóvel desafiam as moças para uma corridinha. A brincadeira termina em tragédia quando o veículo dos sujeitos perde o controle e colide com o carro das garotas, jogando-o num rio. 


O automóvel desaparece nas águas mas, depois de algum tempo, Mary reaparece saindo do rio, tendo milagrosamente sobrevivido ao acidente. Depois de algum tempo, ela se muda para Salt Lake City para assumir um novo emprego numa igreja local, tocando órgão. No entanto, uma série de visões sinistras começam a atormentar a garota.


O que surpreende no filme é a qualidade da atmosfera de suspense e horror sobrenatural que ele cria. Longe de banalidades previsíveis, é só nos momentos finais do filme que o espectador compreende o que estava acontecendo com a protagonista. É claro que não vou estragar a surpresa com um desagradável spoiler, mas preciso reconhecer que fiquei surpreso com a qualidade do suspense e do mistério que o filme mantém de forma competente do começo ao fim. Logo que o filme acabou, pensei "ah, então era isso", e poucos minutos depois me dei conta de que provavelmente a minha interpretação estava errada, e que o final (apesar de não ser absolutamente conclusivo) indicava uma explicação ainda mais arrepiante (e menos simplista) do que havia parecido num primeiro momento.


É realmente incrível que um filme de terror tão velho, produzido com tão poucos recursos (ele já era um B-movie barato mesmo para os padrões daquela época), tenha sucesso em criar uma atmosfera sobrenatural de suspense e horror de forma tão competente. O filme, apesar de não ter feito grande sucesso na época, é hoje um cult movie, e é uma pena que nunca tenha recebido um remake competente (existe apenas um "remake" modesto, lançado direto em vídeo em 1998, que tem pouco em comum com o original e que não foi bem recebido pela crítica). 


É óbvio que, apesar de suas surpreendentes qualidades, Carnival of Souls não escapa dos defeitos tradicionais das produções hollywoodianas baratas dos anos 50 e 60:  algumas atuações canastronas (apesar da excelente atuação de Candace Hilligoss), flertes românticos desnecessários, edição de som horrenda e maquiagens precárias (apesar de o icônico "The Man", o fantasma principal - interpretado pelo diretor Harvey -, ser genuinamente assustador). Mas os méritos do filme são tantos que esses defeitos acabam desaparecendo no conjunto da obra. Carnival of Souls é uma raridade, um filme barato de quase cinquenta anos atrás que é assustadoramente atmosférico e que prende a atenção do começo ao fim, com um mistério que só se resolve nos arrepiantes momentos finais. Para os fãs do cinema de horror, é simplesmente IMPERDÍVEL! Se hoje eu fosse fazer uma lista dos melhores filmes de terror de todos os tempos, seria difícil não incluir Carnival of Souls.


Em tempo: o filme está em domínio público. Você pode baixá-lo, sem qualquer infração a direitos autorais, no seguinte link: http://www.archive.org/details/CarnivalofSouls

Nenhum comentário: