quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Álbuns recomendados: DIAMOND HEAD - LIGHTNING TO THE NATIONS (1980)


O Metallica até hoje é, provavelmente, a maior, mais conhecida e mais comercialmente bem sucedida banda de heavy metal de todos os tempos. A banda faz sucesso tanto entre os fãs do estilo quanto em públicos diversos, e continuam muito fortes na cena musical apesar de já estarem com trinta anos de estrada. O que pouca gente sabe é que a banda que mais contribuiu para a formação da sonoridade da música do Metallica foi um obscuro grupo inglês que integrou a célebre cena da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) mas que não teve uma grande carreira, ao contrário de bandas como Iron Maiden, Judas Priest, Motorhead e Saxon (os grandes "medalhões" da NWOBHM). Esse grupo é o DIAMOND HEAD.

Apesar de estar na ativa até hoje (com mudanças de formação e algumas paradas ocasionais), a verdade é que, dos seis álbuns lançados pela banda entre 1980 e 2007, apenas um foi realmente um grande sucesso, e se celebrizou como um álbum clássico de hard rock/heavy metal, não apenas devido à sua qualidade excepcional como pela influência monstruosa que teve no futuro som do Metallica. Trata-se do icônico álbum LIGHTNING TO THE NATIONS, de 1980.

O álbum, originalmente, tinha apenas sete faixas (o relançamento em CD, em 2001, contou com o acréscimo de mais sete músicas). Para você ter uma ideia de como os caras do Metallica são DOENTES por esse disco, basta ver que a banda, ao longo de sua discografia oficial, regravou nada menos do que quatro músicas de Lightning to the Nations (ou seja, mais da metade do disco). Quem é familiarizado com a discografia do Metallica certamente conhece muito bem esses covers: "Am I Evil?", "Helpless", "The Prince" e "It's Electric". Isso sem falar que o Metallica já tocou algumas vezes ao vivo "Sucking my Love", outra música do Diamond Head da mesma época de Lightning to the Nations.


Uma coisa que fica evidente quando se escuta esse primeiro e definitivo álbum do Diamond Head é que o vocalista da banda, Sean Harris, era o ídolo no qual James Hetfield (vocalista do Metallica) se espelhava. Uma audição de Lightning to the Nations seguida de Kill'em All (o primeiro álbum do Metallica) não deixa a menor dúvida de que Hetfield se esgoelava para soar como Harris. E o pior de tudo é que não conseguia, pois Hetfield só foi se tornar um bom vocalista depois de anos desenvolvendo os seus vocais, enquanto que Sean Harris já mostrava uma voz maravilhosa em Lightning to the Nations.

Outra banda que foi naturalmente muito influenciada pelo Diamond Head foi o Megadeth, pois - como todo mundo sabe - o líder e fundador desta banda, Dave Mustaine, integrou a formação original do Metallica. Tanto no estilo de cantar de Dave quanto no de Hetfield, nos primeiros álbuns de suas respectivas bandas, a influência de Sean Harris é indisfarçável.



Há uma série de outras "coincidências" na relação do Metallica com o Diamond Head. Exemplos:

- uma das melhores músicas do Diamond Head é "Shoot Out the Lights" (lançada como single na época de Lightning to the Nations), e o primeiro álbum do Metallica tinha uma música chamada "Hit the Lights";

- o nome do segundo álbum do Metallica é "Ride the Lighting", que lembra bastante o nome do álbum de estréia do Diamond Head;

- o riff de "Seek and Destroy", do Metallica, lembra muito o riff principal da música "Sucking my Love", do Diamond Head;

- Lightning to the Nations, o maior sucesso comercial do Diamond Head, era conhecido informalmente como "The White Album". O álbum Metallica, o maior sucesso comercial do Metallica, é conhecido informalmente como "The Black Album" (salvo engano, essa aqui é coincidência mesmo ...)

Nada disso, no entanto, deve ser visto com espanto. O próprio James Hetfield já declarou publicamente que o Metallica nasceu da soma de dois diferentes "heads": o MOTORHEAD e o DIAMOND HEAD. A única coisa lamentável é que esse sensacional álbum de estreia do Diamond Head continue desconhecido de grande parte dos fãs de hard rock e heavy metal, apesar de o Metallica sempre ter feito todo o possível para promover o Diamond Head e apresentar as músicas do grupo para o mundo.

Lightning to the Nations é excelente e imperdível. O Caveira recomenda!


Nenhum comentário: