segunda-feira, 7 de junho de 2010

Você sabe o que é uma porcaria? PARTES CHATAS!


Hoje eu vou abordar uma das coisas mais horrendas e assustadoras da vida moderna, uma das coisas que mais contribuem para o decréscimo universal na qualidade de vida: as PARTES CHATAS.

O quê, você não sabe o que são partes chatas?!? Bom, eu vou explicar.

PARTE CHATA é aquele momento de um jogo de videogame (ou de uma música, ou de um filme) que te faz querer parar de fazer o que você está fazendo e desistir de continuar jogando o game, ouvindo a música ou vendo o filme. Todo mundo já encarou uma tristeza desse tipo. Um exemplo: você está jogando o maravilhoso GEARS OF WAR no seu Xbox 360, todo feliz com aquela violência interminável e tiroteio desmiolado. De repente, aparece um monstrengão superforte que corre atrás de você, e daí a mecânica do jogo muda completamente. Você não pode mais continuar só atirando e se escondendo, o que é a coisa mais legal do mundo, pois agora precisa enganar o monstro e fugir dele. E, até você pegar a manha, morre um monte de vezes. É o perfeito exemplo de uma PARTE CHATA no meio de um game ótimo.


Outro exemplo: lembra do Resident Evil 3 do Playstation? Você estava lá, matando zumbis e se divertindo, e de repente ouvia uma voz sinistra dizer "STARSSSSSSS" e daí você sabia que estava fodido, porque estava aparecendo o NEMESIS, aquele bichão desgraçado que não morria nunca e que te dava uns golpes que tiravam horrores de energia! Os momentos em que ele aparece são as mais inesquecíveis partes chatas do jogo!

Meu, eu odeio parte chata em videogames!!! Já cansei de largar games legais pela metade porque tranquei numa parte chata e não consegui mais ter ânimo de continuar jogando. Eu imagino que as empresas que fazem jogos devem perder muito dinheiro por causa das partes chatas. Se bem que, depois que você já gastou seu dinheiro comprando o game, se aparecer alguma parte chata o azar é seu. Aliás, podem notar: geralmente a parte chata demora um pouco para aparecer, geralmente é depois da primeira fase. Eles fazem isso para que a gente não dê de cara com a parte chata testando o game numa loja, no primeiro contato, antes de comprá-lo.


A parte chata é uma coisa super comum. Você começa a ouvir aquela música do caralho, que começa com uma frase de guitarra perfeita, emenda uma bateria fodaça e o vocal entra matando. Tudo perfeito, até que de uma hora pra outra a música desanda numa "ponte" sem graça antes do refrão, ou cai num refrão chato e sem inspiração, ou começa uma parte instrumental sem graça. Pra mim, o exemplo proverbial de parte chata numa música é em "The Legacy", do The Gone Jackals. Tudo na música é perfeito, da primeira nota até o refrão perfeito, até que precisamente aos 2:12 a música desanda e começa uma parte que parece outra música, e depois entra um solo que simplesmente não tem mais nada a ver com o começo da música. Tipo, POR QUE a banda precisava fazer uma parte chata numa música que estava perfeita? Será que existe algum tipo de cotas para partes chatas?!?


Filmes também têm partes chatas. Hoje eu vi a versão Redux do clássico Apocalypse Now do Coppola, por exemplo, e essa versão tem uma parte chatíssima mostrando o encontro do protagonista com uma família de fazendeiros franceses. Olha só, levou mais de vinte anos, mas conseguiram enfiar uma parte chata até no Apocalypse Now, um dos filmes mais perfeitos da história!

Mas é assim mesmo, a parte chata parece uma lei da natureza, uma constante universal, um dado do mundo físico. Você já parou pra pensar que até COMIDA às vezes tem partes chatas? Tipo, quando você tá matando aquele X-Salada gordurento e delicioso e então encontra ervilhas nele. Não sei de você, mas eu ODEIO ervilha! Ou quando você tá comendo um belo peixe e sente aquele espinho desgraçado na boca, vindo do nada, e começa aquela aflição para tirá-lo da boca sem parecer um porco na frente dos outros, e o que fala mais alto no fim das contas é o medo de engolir o troço e agonizar uma morte horrível em público!


Pensando bem, até a vida tem as suas partes chatas. Mas eu já estou me alongando. Se você conseguiu acompanhar o "raciocínio" (?) até aqui, eu agradeço!

Nenhum comentário: