sábado, 5 de junho de 2010

Álbum recomendado: THE RAMAINZ - LIVE IN N.Y.C (2002)

O The Ramainz foi um projeto muito legal, levado a cabo entre 1996 e 2002 por Dee Dee Ramone e Marky Ramone, ambos ex-membros da primeira e mais fodástica banda punk que já existiu no planeta. Contando com Barbara Zampini (esposa de Dee Dee) no baixo, o trio tocava basicamente covers de Ramones. Infelizmente, o The Ramainz acabou deixando apenas um único registro, esse álbum ao vivo Live In N.Y.C, lançado em 2002, alguns meses após a morte de Dee Dee.

São 21 músicas tocadas no melhor estilo Ramones, e o troço transborda daquela autenticidade do punk de primeira geração, coisa que simplesmente não se encontra mais nas ditas bandas "punks" atuais.

O diferencial do The Ramainz para o Ramones reside principalmente no fato de Dee Dee, originalmente o baixista do Ramones, assumir aqui o papel de vocalista e guitarrista. Embora o saudoso ícone do punk segure bem as pontas na guitarra, nem o mais apaixonado fã dos Ramones consegue negar o fato de que Dee Dee cantava mal pra caralho. Não por acaso, algumas das melhores faixas desse álbum são justamente aquelas em que Barbara Zampini assume os vocais, como Teenage Lobotomy, Sheena is a Punk Rocker, Gimme Gimme Shock Treatment, I Just Wanna Have Something to Do, Judy is a Punk e Blitzkrieg Bop. A moça não era nenhum assombro, mas tinha uma voz afinadinha de "teenage girl" do mal e faz um bom serviço em todas as faixas nas quais canta (o que representa mais de 1/3 do álbum). 
A performance vocal de Dee Dee, por sua vez, oscila entre o aceitável, o desafinado e o sem fôlego, mas seria injusto dizer que o cara, no final das contas, não conseguiu dar conta do recado com um saldo positivo. É claro que, apesar disso, Dee Dee e Barbara não são substitutos à altura para o icônico Joey Ramone, mas isso já seria querer demais. Afinal de contas, o grande barato de uma releitura como essa é justamente respeitar a integridade do material original sem que as músicas soem absolutamente iguais ao que os Ramones fariam.

O álbum ainda apresenta uma boa surpresa: duas músicas inéditas, Rock n'Roll Vacation in L.A e Hop Around, ambas no melhor estilo Ramones e cantadas por Barbara Zampini. Só essas duas faixas novas compostas e tocadas por Marky e Dee já seriam suficientes para tornar esse álbum um ítem indispensável na coleção de qualquer fã de Ramones.

Apesar das limitações vocais de Dee Dee, essa pérola única do The Ramainz é um dos melhores tributos (talvez O melhor) ao Ramones que você pode encontrar, executado por duas autoridades supremas no assunto. Morro de inveja de quem teve a sorte de conseguir ver o show desses caras ao vivo. Para o resto dos pobres mortais, curtir esse álbum ajuda a aplacar a saudade de Joey, Johnny e Dee Dee e da insuperável e inimitável banda com a qual eles presentearam o mundo.

Nenhum comentário: