quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PSP

(Postado originalmente no endereço antigo da Cripta em 25/06/2008)






Como eu tenho sido um verdadeiro vagabundo para manter o blog em dia, não coloquei aqui várias coisas que fiz nos últimos dois meses. Então vamos a uma das mais legais: comprei um PSP no começo de maio.

Cara, não dá pra acreditar nesse bichinho. É praticamente um Playstation 2 portátil! Os gráficos dos jogos parecem com aquilo que se via de mais sofisticado nos consoles "grandes" ali por volta de 2003 e 2004. É simplesmente incrível jogar games tão visualmente impressionantes num aparelho de 300 gramas que pode ser jogado em qualquer lugar.


Eu naturalmente estou feliz como pinto no lixo com o PSP, porque sempre fui um fã de videogames portáteis. Nos idos dos anos 80, eu me empolgava com minigames (aqueles com uma tela de fundo fixa e desenhos pré-definidos, que iam dos mais caros aos que eram vendidos em camelôs). Em 1991, ganhei um minigame da Tec Toy (os então famosos "Série Master") com o jogo Golden Axe e quase pirei na batata com aquilo. No ano seguinte, quase infartei ao ter meus primeiros contatos com o célebre Game Boy da Nintendo (lançado em 1989). Eu jogava Super Mario Land e Tetris naquela horrenda telinha monocromática sem luz e quase babava de emoção.

Em 1993, então, foi o ápice do meu delírio com portáteis, quando comprei um Game Gear, da Sega. Caraca, aquilo era TUDO de bom na época: tela colorida, com luz própria, games com qualidade de Master System, entrada para fones de ouvido ... que arraso. E no ano seguinte ganhei o Master Gear Adaptor, que permitia usar os cartuchos do Master System no Game Gear, o que transformava o G.G literalmente num Master portátil!

Depois de ter vendido meu Game Gear em 1996, só fui voltar a ter um novo videogame portátil oito anos depois, em 2004, quando comprei um Game Boy Advance. Mas aquela telinha sem luz do aparelho era um pé no saco, então eu resolvi desembolsar um pouco mais e, no mesmo ano, comprei um Game Boy Advance SP, o modelo redesenhado com uma excelente tela com backlight. Joguei muitas horas de excelentes games no GBA SP ao longo de quatro anos, e acho que ele é um dos melhores portáteis de todos os tempos, sem pensar duas vezes.

E eis que minha longa relação com portáteis chega ao PSP, essa pequena maravilha! O primeiro game que tratei de debulhar foi o espetacular GOD OF WAR - CHAINS OF OLYMPUS. O joguinho é maravilhoso, com gráficos sensacionais e bem sanguinolento, na melhor tradição da série. Só não é melhor porque é muito curto, terminei ele jogando algo em torno de cinco horas.

No momento, estou jogando BURNOUT REVENGE, KILLZONE LIBERATION e CRISIS CORE - FINAL FANTASY VII. Não tem nem o que dizer, é um melhor que o outro. Aliás, sobre Crisis Core, agora a pouco eu vi um CG do jogo que quase me fez babar. É uma cena mostrando um combate simulado entre Sephiroth e seus amigos Angeal e Genesis, e é uma sequência de alguns minutos que parece saída de um épico hollywoodiano - e com uma qualidade visual que remonta ao filme Advent Children. Fiquei de boca aberta! Juro que é simplesmente uma das sequências em CG mais impressionantes que já vi na minha vida. Só vendo Crisis Core para entender COMO é bom!


Se não fosse o bastante os jogos fantásticos do PSP, o desgraçadinho ainda emula com perfeição Nintendo 8-bits, Master System, Game Gear, Game Boy clássico, Game Boy Color, Mega Drive e Super Nes - e olha que estou falando só dos emuladores que já testei com grande sucesso. Entre outras plataformas que ainda não experimentei emular, estão Neo Geo, PC Engine, Game Boy Advance e arcades da Capcom (placas CPS-1 e CPS-2).

Enfim, esse portátil é uma verdadeira ignorância de tão bom!

Nenhum comentário: