segunda-feira, 28 de julho de 2008

WinVice - relembrando o COMMODORE 64

Acabo de me divertir um pouco com o WinVice, um emulador de Commodore 64 para PC. O Commodore 64 foi o home computer mais popular dos EUA nos anos 80, sendo que até hoje é o microcomputador mais vendido de todos os tempos (sem contar o padrão IBM-PC, é óbvio). Aqui no Brasil o padrão praticamente não existiu, mas mesmo assim vale muito à pena emular esse sistema para quem é fã de games antigos. O motivo é simples: quase tudo o que era jogo, ao longo dos anos 80 e comecinho dos 90, teve alguma versão para Commodore 64.

Robocop no C64: muito parecido com o clássico do Spectrum, mas com mais cores.


O legal do Commodore 64 eram as cores e o som. As boas trilhas sonoras de games do C64 soam como sintetizadores de músicos dos anos 80, é bem o tipo de som que parecia o máximo na época. A sonoridade é arrepiante, nostalgia pura. A maquininha era muito boa pra isso! As cores matavam a pau também. Quase não se vê no C64 aqueles games monocromáticos ou com duas ou três cores, tão comuns no Spectrum (outro micrinho da mesma época, e que eu sou fã).

O "fraco" do C64 era a resolução gráfica baixa, que ficava bem atrás do que se via em máquinas como o MSX.

Back to the Future II: bonitinho, mas a jogabilidade é de cortar os pulsos!

Eu cheguei a testar outros emuladores, como o Hoxs 64, mas nenhum funciona tão bem e é tão amigável quanto o WinVice. Até me provarem o contrário, é o melhor emulador de Commodore 64. E o melhor: dá pra desativar a reprodução fiel do drive de disquete, evitando aqueles loadings infernais - que chegavam a minutos - nos C64 reais.

Enfim, é como ter um saudoso C64 à disposição - e com menos loadings e todos os games à disposição!
After the War: outro game que eu adoro desde a infância nas versões Spectrum e MSX. No C64, o jogo é colorido e tem uma jogabilidade mais dinâmica, mas os personagens têm visual mais "quadradão".

Superman: um joguinho bem legal do C64 , que alterna diferentes tipos de fases (shoot'em up, shooter lateral, etc).

Superman tem a história contada num visual de HQs entre uma fase e outra ...

Uma fase de ação lateral do Superman.

Graças à possibilidade de desativar a função "True Drive Emulation", esses loadings só duram uns três segundos (durariam quase um minuto - eventualmente mais - num Commodore 64 de verdade ...).

Ah, e por fim é importante ter à mão o melhor site sobre games de C64 na Internet: http://www.lemon64.com/

Nenhum comentário: