quinta-feira, 24 de julho de 2008

THE DARK KNIGHT

Vi ontem de noite o novo filme do Batman, THE DARK KNIGHT, em São Leopoldo.

Caraca, é MUITO bom! Não é à toa que está batendo até os filmes do Homem-Aranha em termos de bilheterias. E toda essa babação de ovo na performance de Heath Ledger como o Coringa não é só peninha do cara em virtude da morte dele, não. Só vendo pra crer no trabalho excepcional que esse cara fez no filme, não dá nem pra reconhecer o ator por trás do personagem - e olha que esse é o Coringa menos maquiado de todos os tempos. A atuação do cara é visceral, da expressão corporal ao trabalho de voz, e deve ter dado medo até nos colegas de produção! E olha que não é mole se destacar num elenco que conta com o sempre excepcional Gary Oldman, o elegante Michael Caine e o ótimo Christian Bale.


O filme é pesado e dark, contando com duas horas e meia em ritmo de clímax permanente. Você pode esquecer do tradicional esquema "ordem apolínea/perturbação dionisíaca/retomada da ordem apolínea". O filme é simplesmente um desespero, embebido em caos e desesperança do começo ao fim. Sobra um ou outro alívio cômico "light" aqui ou ali, e alguns poucos minutos de tranquilidade rapidamente tragados por uma tempestade sem fim de eventos caóticos orquestrados pela figura demoníaca e ensandecida do Coringa.


Minha única crítica ao filme vai no sentido de que justamente essa intenção de criar um caos permanente na telona acabou por comprometer um pouco a verossimilhança e o andamento do roteiro, que se torna excessivamente "atropelado" e confuso da metade ao fim do filme, com os personagens simplesmente correndo de um lado para o outro atrás de outra e outra e outra urgência que explode em Gotham City. O roteiro - excelente, no geral - poderia ter sido um pouco "enxaguado" nesse sentido, em prol da objetividade.

Mas, em termos de ambientação, clima e desenvolvimento de personagens, é um dos melhores filmes de super-herói já feitos, além de um dos melhores filmes do ano.

The Dark Knight merece o reconhecimento quase absoluto que vem recebendo, e vale à pena ser visto mesmo por quem não seja fã do Batman (embora, evidentemente, eu me recuse a acreditar que existem pessoas que não sejam fãs do Batman).

"E nós um dia achamos que o Coringa do Jack Nicholson parecia assustador, hã?"

Nenhum comentário: