sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O Caveira analisa: "Pixels" (2015)



"Pixels" (2015) é uma comédia de ação que parte de uma ideia legal, mas não consegue realizá-la com plena competência. Ainda assim, é divertido e tem vários bons momentos de humor e nostalgia. 

O filme não merece, de forma alguma, o tratamento draconiano que lhe foi dispensado pela crítica especializada, que simplesmente crucificou a produção. 

Me parece que a reputação de Adam Sandler está tão desgastada (compreensivelmente, diga-se de passagem) que qualquer filme estrelado por ele já vira automaticamente um alvo para rajadas de tomates podres. Pessoalmente, achei o melhor filme de Sandler que eu vi desde "Click", de 2006. 

No entanto, é indiscutível que o filme é muito voltado para o público na faixa dos 30 a 40 anos, ficando carente de maiores atrativos para espectadores mais jovens. Dificilmente alguém abaixo dos trinta e poucos vai ser capaz de pegar a enorme quantidade de referências à cultura pop dos anos 1980 que aparece ao longo da trama. Já que a ideia era um filme para um público mais velho, talvez a produção pudesse ter optado por um humor mais maduro e inteligente - ou, no mínimo, por menos clichês típicos dos filmes de Sandler. 

Mas insisto: o filme é uma boa diversão para quem está incluído no seu público alvo e simplesmente não merece as notas absurdamente baixas que recebeu da maior parte da crítica especializada. Quem tem boas memórias da Era de Ouro dos Arcades pode ver sem medo.

O Caveira recomenda.

Nenhum comentário: