segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Caveira analisa: "Mad Max - Beyond Thunderdome" (1985)



E a minha maratona termina com "Mad Max - Beyond Thunderdome", de 1985. 

Do ponto de vista narrativo e da ambientação do universo estabelecido pelo segundo filme, esta terceira parte é simplesmente um completo desastre. 

Primeiro: o roteiro é uma disneylândia de fatos desconexos. 

Segundo: aparentemente, a ideia dos produtores era fazer um Mad Max para "toda a família". O resultado é que a violência dos filmes anteriores foi drasticamente reduzida, até mesmo cartunizada em certos momentos. Para piorar, em algumas horas o filme mais parece algo do tipo "Mad Max na ilha do Senhor das Moscas" ou "Mad Max e os Garotos Perdidos do Peter Pan". 

Presumo que seja possível gostar deste filme (sei lá, existe gosto para tudo...), mas permanece o fato inegável de que se trata do "menos Mad Max" de todos os três filmes da trilogia original. Na maior parte do tempo, o espectador tem a impressão de estar vendo qualquer outro filme estrelado por Mel Gibson, menos uma continuação do clássico Mad Max 2. 

Este terceiro filme da série é excessivamente "pasteurizado", parece hollywoodianamente artificial desde os primeiros minutos e falha miseravelmente na tentativa de recapturar aquela atmosfera pós-apocalíptica verossímil do segundo filme. Carregado de nonsense e com um roteiro cheio de furos, a trama vai do nada para lugar nenhum. 

A trilogia Mad Max, é preciso reconhecer, é muito irregular: começa com um filme inovador e audacioso, porém bastante falho sob diversos aspectos. Depois chega em um filme absolutamente perfeito, um dos melhores filmes de ação/aventura da história do cinema. Por fim, a trilogia fecha com um capítulo desencontrado, infantilizado e burocrático. 

O terceiro filme tem alguns momentos bons? Tem: a participação de Tina Turner é divertida, a luta na "Cúpula do Trovão" é simplesmente épica e ... e ... bem, a Cúpula do Trovão é bem legal, foi uma boa ideia. E ... hmmmmm, deixa eu pensar. Tem também .... hmmmmm, eu já comentei sobre a Cúpula do Trovão? Não é à toa que a Cúpula do Trovão foi parar no nome do filme, já que é basicamente a única parte realmente legal da coisa toda. 

Aliás, para ser sincero, a impressão que dá é que os caras só tinham roteiro para um curta-metragem muito legal chamado "Mad Max - Thunderdome" e que, depois de completarem as filmagens, decidiram transformar o projeto em um longa metragem, acrescentando um monte de bobagens para encher linguiça e esticar a duração da película. 

Podem acreditar: sabe o que é que tem para "além da Cúpula do Trovão"? Não tem nada!

O primeiro filme da série pode ser meio chato, mas este aqui é, disparado, o mais bobo e desnecessário.

Nenhum comentário: