sábado, 16 de maio de 2015

O Caveira analisa: "Mad Max" (1979)



Fiz uma maratona Mad Max noite adentro, preparando o espírito para o novo filme da série. Comecei, é claro, com o "Mad Max" original de 1979. 

Esta deve ser pelo menos a quinta vez que vejo o filme ao longo da vida, e minha opinião sobre ele se mantém basicamente a mesma: é simplesmente um filme chato. As falhas de ritmo são insuportáveis. O filme só fica realmente bom nos seus vinte minutos finais. A narrativa é pobre e incoerente e a pretendida atmosfera pós-apocalíptica é construída de forma excessivamente rudimentar e pouco convincente. 

Não ignoro o fato de que se trata de uma produção de orçamento relativamente baixo, mas os meus problemas com este filme não dizem respeito às questões de efeitos técnicos (que, a meu ver, são surpreendentemente competentes e constituem um dos pontos altos da produção) e sim com as terríveis deficiências de ritmo, narrativa e ambientação, que poderiam ser resolvidas sem o acréscimo de um único dólar no custo do filme. 

Este primeiro "Mad Max" tem alguns momentos memoráveis e é recheado de boas ideias, mas no final das contas o seu maior mérito foi ter servido como prelúdio para a continuação "Mad Max 2" (1981), um filme infinitamente superior.

Nenhum comentário: