terça-feira, 9 de agosto de 2011

SEMANA WOODY ALLEN: Vicky Cristina Barcelona (2008)

Acabei de ver o segundo filme programado para a Semana Woody Allen aqui da Cripta, Vicky Cristina Barcelona, de 2008. Primeira observação: é incrível como o diretor consegue fazer uma comédia romântica sobre relacionamentos cruzados e dúvidas amorosas (um gênero clichê e que gera, todos os anos, uma porção de filmes instantaneamente esquecíveis) e garantir que o resultado seja uma obra tão interessante e com tanta atmosfera.

É claro que, além do roteiro e da direção, o filme é bastante carregado pelo forte elenco. Rebecca Hall, Javier Bardem, Scarlett Johansson, Penélope Cruz ... é REALMENTE difícil dizer quem mais se destaca nesse amontoado de ótimas atuações (embora o transtornado personagem de Cruz seja especialmente impactante). Percebi os questionamentos habituais do diretor em diversos aspectos da trama e das situações enfrentadas pelos personagens, mas me pareceu que esse filme - pelo menos para os padrões de Woody Allen - é mais "light" e despretensioso em termos de conteúdo e provocações suscitadas, confiando mais na narrativa fácil, no carisma dos personagens e na beleza dos cenários. 

Confesso que o filme perde um pouco, em termos de impacto, se assistido pouco depois do ótimo "Midnight in Paris" - mas isso se deve mais pelos méritos excepcionais do mais recente filme de Allen do que em virtude de qualquer crítica que se poderia fazer a Vicky Cristina Barcelona. Ah, um último - e óbvio - comentário: como Scarlett Johansson é gata, meu Deus do céu!
 
Era isso por enquanto. E vamos para o próximo filme!

Nenhum comentário: