segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Review: DYLAN DOG - DEAD OF NIGHT

 
Posterguei até onde foi possível, mas hoje tomei coragem. Acabo de ver DYLAN DOG - DEAD OF NIGHT, filme lançado em abril deste ano e baseado na clássica HQ italiana de terror Dylan Dog, criada nos anos 80. Muita gente - eu incluso - não levava fé que a adaptação cinematográfica teria sucesso em adaptar a atmosfera dos quadrinhos, o carisma do personagem e o universo das histórias. E, infelizmente, estávamos certos quanto a tudo isso.

Dylan Dog - Dead of Night não chega a ser a pior coisa do mundo. Brandon Routh e Sam Huntington estão divertidos em seus papéis, e o filme até que chega a ser um pouco divertido na maior parte do tempo. Os problemas que arruínam o filme podem ser resumidos em dois pontos. Primeiro: é um filme clichê, banal e derivativo, sem nenhuma imaginação, originalidade ou ousadia. Em termos de roteiro, efeitos especiais e diálogos, o filme mais parece um episódio de Buffy - A Caça Vampiros ou coisa que o valha.

O segundo problema, no entanto, é o mais grave. Trata-se do seguinte: esse filme poderia ter qualquer outro nome, estrelado por qualquer outro personagem anônimo, e nada disso faria qualquer diferença para a trama. A mitologia e a atmosfera dos quadrinhos de Dylan Dog é ignorada quase que por completo (uns poucos detalhes, como o figurino, são observados), descaracterizando o personagem principal, os coadjuvantes e o próprio universo deles. 


É uma coisa que eu não consigo entender: por que gastar uma fortuna em licenciamento para fazer um filme que ostenta o nome de um personagem famoso, se é para ignorar completamente o material original e fugir da fonte como o diabo da cruz? Ora, se era para fazer um filme de horror/aventura/ação genérico, poderiam ter chamado o protagonista - e o próprio filme - de qualquer outra coisa. "Doutor Mistério e a Batalha dos Mortos-Vivos", "Fulano Beltrano & Os Monstros", "Deu a Louca no Além", "Alberto Roberto e as Criaturas da Noite" ... qualquer um destes títulos define o filme tão bem (ou até melhor) do que "Dylan Dog - Dead of Night".

Fica a pergunta: por que não respeitar o universo do material original? Por que transformar Dylan (originalmente um detetive de casos que envolvem o sobrenatural) num "mediador" de vampiros e lobisomens? Por que dar chá de sumiço no Groucho, o alívio cômico das histórias em quadrinhos, substituindo ele por um personagem mil vezes mais bobo e inverossímil? Por que deixar de fora o Doutor Xabaras, o maior inimigo de Dylan, e colocar no lugar dele uns vilões sem qualquer personalidade? É, meu amigo: não dá pra entender. Depois o filme naufraga nas bilheterias e os imbecis não sabem por quê!

E Dylan Dog - Dead of Night naufragou mesmo, e fundo! Com um custo de produção de 20 milhões de dólares, o filme arrecadou apenas 4.6 milhões em todo o mundo (nos Estados Unidos, foi um mísero 1.2 milhão!) e já se firmou como um dos maiores fracassos de bilheteria de 2011. A crítica não ficou atrás, e no famoso agregador de reviews Rotten Tomatoes o filme ostenta a impressionante avaliação de 3%, o que é uma façanha digna de um Uwe Ball da vida!


Outra coisa que irrita nesse filme é a tara que os produtores demonstram em colocar o protagonista para apanhar. Perdi a conta de quantos socos absurdamente fortes Dylan leva ao longo do filme, apenas pelo fetiche de mostrar ele sendo arremessado cada vez mais longe a cada soco tomado. Aparentemente, o pessoal não sabia bem se queriam fazer um filme de horror ou de ação na linha Duro de Matar ou coisa que o valha. Também não é dada nenhuma explicação sobre como Dylan - que é um ser humano normal - consegue apanhar mais do que o Rocky Balboa ao longo da trama sem, no entanto, quebrar nenhum osso nem tampouco ostentar ferimentos dignos de nota.


Enfim, para os fãs de horror, Dylan Dog - Dead of Night merece uma conferida, nem que seja apenas para um rápido entretenimento e para testemunhar como o sonho de ver as HQs traduzidas para o cinema continua sendo apenas um sonho. Resta torcer para que a carreira de Brandon Routh (que fez bonito em Superman Returns) consiga sobreviver a este desastre. Se você não é fã do gênero e não tem uma paciência mais desenvolvida para aturar mais uma dose de vampiros e lobisomens de qualidade questionável, nem chegue perto desse filme!

Nenhum comentário: