segunda-feira, 11 de abril de 2011

Preview: SCREAM 4.

 
E na próxima sexta (15/04) ocorrerá a estréia de SCREAM 4! Aparentemente, o filme vai ser lançado nos cinemas aqui do país no mesmo dia da estréia internacional (uma ótima notícia, principalmente se lembrarmos que Scream 2 demorou quase DOIS ANOS para ser exibido nos cinemas brasileiros depois do lançamento nos EUA).E eu estou LOUCO para ver o filme!

Não me entendam mal, minhas expectativas não são assim tão altas: Scream 2 (1997) e Scream 3 (2000), embora divertidíssimos, já não reuniam as mesmas qualidades do filme original. Não creio que essa continuação tardia, lançada 11 anos após o fim da trilogia noventista, vá "reinventar a roda" ou surpreender profundamente os fãs da série.
 

Mas, então, qual é o sentido de tanta empolgação em relação ao novo filme? Simples: a mera reunião dos atores do filme original, mais uma vez interpretando o núcleo de protagonistas da famosa trilogia, já representa uma verdadeira festa para os fãs do filme original. Para não falar do icônico asassino Ghostface apavorando nas telonas de novo, e do prazer de conferir o mestre Wes Craven na direção mais uma vez.

Por isso, estou aguardando Scream 4 como uma espécie de "festa de aniversário/homenagem/tributo" ao revolucionário Scream de 1996. Duvido que o filme será ruim, mas vou ficar muito surpreso se ele for superior às duas (boas) continuações. Para mim, ver Craven dirigindo um novo filme da série, com todo o elenco original, em pleno ano de 2011 já é satisfação suficiente.

Quem não acompanhou a evolução do cinemão hollywoodiano de terror dos anos 80 para os 90 pode não entender o culto existente em relação ao primeiro Scream. Explico: depois de uma década calcado na fórmula "terror adolescente" e "terror light/cômico", o cinema americano de terror estava, na primeira metade dos anos 90, praticamente morto e enterrado. Os excessos da década anterior (as continuações intermináveis, a popularização do gênero "terrir", etc) tiveram grande parcela de culpa para que isso acontecesse. 
 

Então, em 1996, Scream surgiu do nada e chutou todo mundo direto nas bolas, reapresentando a genialidade do diretor Wes Craven para o mundo (o cara é o criador do célebre Freddy Kruger) e revitalizando em Hollywood não apenas os "slasher movies" como o gênero do cinema de horror como um todo. Dali em diante, os anos seguinte foram marcados por imitações de Scream ("Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado", "Lenda Urbana", "Valentine's Day", etc) e, desde então, o cinema de horror passou a ter espaço permanente entre as produções americanas. Portanto, se hoje você curte a "zumbimania" causada por filmes como "28 Days Later" e o remake de "Dawn of the Dead" de Zack Snyder, ou a moda dos vampiros em série como "True Blood" e outras, agradeça a Wes Craven e seu assassino com cara de fantasma!

E que venha Scream 4!
 


Nenhum comentário: