quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MENSAGEM DE ANO NOVO 2011

 
 
Quase não dá para acreditar, mas já começa mais um novo ano, momento da breve porém tradicional reflexão aqui na Cripta.

Em algum ponto de 1999, eu estava ouvindo um programa no rádio, dentro do carro. De repente, um dos locutores lê a seguinte mensagem enviada por um ouvinte: "caras, vocês já se deram conta de que os anos 90 foram para o saco?".

Aquilo me sacodiu. Caramba, era verdade! Quando aquela década tinha começado, eu era uma criança de nove anos de idade, estudando na 4ª série do Ensino Fundamental. Era outro mundo. Michael Jackson ainda era o maior ícone pop do mundo, o Guns'n Roses estava no auge, quase ninguém ainda tinha ouvido falar sobre uma coisa chamada "internet", ter um videocassete em casa ainda era uma coisa muito legal e "O Exterminador do Futuro 2" viria a ser o grande filmão do ano. 

Mas agora eu era um adulto, quase com dezoito anos nas costas, cursando o primeiro ano do curso de Direito na faculdade e preocupado em tirar minha carteira de motorista. Aquele ouvinte tinha razão: os anos 90 estavam quase virando passado. O mundo do futuro estava chegando, o ano 2000 estava chegando.

E agora, com um misto de espanto e perplexidade, eu me permito fazer a você, leitor fiel da Cripta, a seguinte pergunta: CARA, VOCÊ JÁ SE DEU CONTA QUE OS ANOS 2000 FORAM PARA O SACO?
A década da popularização da internet, da banda-larga, da absoluta universalização do fenômeno mp3 e dos DVDs, dos Playstation 2 e 3, da Segunda Guerra do Golfo, dos turbulentos Anos Bush, dos assustadores ataques terroristas que destruíram o World Trade Center em 2001, do Orkut virando mania no Brasil, do Facebook, do Twitter, do fenômeno televisivo Lost, do fenômeno literário Harry Potter, da trilogia Senhor dos Anéis nos cinemas, do surgimento da pen-drive (que hoje todos nós temos no bolso), etc. Essa década, que ainda parece tão familiar e próxima, mas que já é passado.

Somos passageiros em uma viagem que passa muito rápido, mas que vale muito à pena. Vivi os anos 80, 90 e 2000 e vi essas décadas passarem por mim enquanto eu envelhecia e enxergava o mundo com olhos diferentes. E agora estou particularmente curioso para saber o que a próxima década nos reserva.

Que 2011 seja um ano feliz e de muitas realizações para todos nós, e que possamos ainda fazer muitas coisas legais e importantes em nossas vidas antes de chegar o dia em que algum chato irá nos cutucar para dizer "ô cara, cê já parou pra pensar que os anos 10 foram pro saco?" ...

"Vida longa e próspera", como dizia aquele orelhudo que eu adoro (não, ele não é um elfo).

MENSAGEM DE ANO NOVO 2010: http://caveirascrypt.blogspot.com/2010/01/mensagem-de-ano-novo-do-caveira.html

MENSAGEM DE ANO NOVO 2009: http://caveirascrypt.blogspot.com/2009/01/breves-anos.html

MENSAGEM DE ANO NOVO 2008: http://caveirascrypt.blogspot.com/2008/11/recapitulando-2008.html

Nenhum comentário: