quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O CAVEIRA RECOMENDA: GAROTOS PODRES - COM A CORDA TODA (1997)

Só agora, uma semana depois, fui ouvir o outro CD que comprei na Jam junto com o do Inocentes (já resenhado em post anterior do blog).

A Garotos Podres é uma das bandas mais icônicas do punk rock brasileiro, surgida em 1982 e tendo lançado seu primeiro álbum em 1985. O som da banda é marcado pela irreverência, pela crítica ácida e pelas letras politizadas. Não deve ser à toa que a banda tem um som inteligente, já que o inconfundível vocalista Mao é Doutor em História pela USP.

Eu curto o som dos Garotos Podres há bastante tempo, mas não tinha nenhum álbum dos caras, só umas músicas esparsas em mp3. Então optei por esse "Com a Corda Toda", lançado em 1997, que me pareceu ser uma espécie de coletânea da banda.


Mas eu estava enganado. O álbum não é exatamente uma coletânea. Das treze faixas, sete são músicas novas. Dessas, a mais divulgada possivelmente foi "Mancha", que eu já tinha ouvido por aí. De resto, a banda apresenta quatro regravações de sons "crássicos" do grupo - "Garoto Podre", "Anarkia Oi!", "Papai Noel Velho Batuta" e "Subúrbio Operário", uma mais legal que a outra. Essas faixas clássicas aí dispensam comentários para qualquer pessoa que conheça um mínimo de punk nacional, pois são sons mais do que célebres dessa cena ("Papai Noel Velho Batuta" foi inclusive coverizada nos anos 90 pelo Ratos de Porão no antológico álbum "Feijoada Acidente").

O disco ainda apresenta duas versões do Garotos Podres para músicas de bandas estrangeiras: "Skinhead Girl" (da banda jamaicana Symarip) e "Expulsos do Bar" (da banda portuguesa Mata-Ratos). As duas são legais, mas a melhor é sem dúvida a primeira, que ficou excelente.

Destaque para o encarte, simples mas eficiente, que apresenta todas as letras não apenas em português como também "traduzidas" para o inglês, certamente visando facilitar a divulgação da banda fora do Brasil.

A produção do álbum ficou por conta de Clemente, do Inocentes, mais uma vez mostrando a união e o bom entrosamento dos ícones da cena punk nacional entre si.

"Com a Corda Toda" é uma excelente pedida para conhecer o som do Garotos Podres, já que o álbum apresenta, num pacote só, sons conhecidos e clássicos do grupo junto com uma série de sons novos legais. O Caveira recomenda!

Nenhum comentário: