segunda-feira, 22 de junho de 2015

O Caveira analisa: "The Sleeper" (2012)


A ideia por trás de "The Sleeper" (2012) é interessante. O diretor Justin Russell pretendeu criar um slasher movie contemporâneo que fosse não apenas ambientado no começo dos anos 1980 como, também, parecesse ter sido feito naquela época. Russell atinge seu objetivo com relativo sucesso. Tirando algumas cenas pontuais, na maior parte do tempo o filme até consegue passar a impressão de realmente ser uma produção do comecinho dos 80s. 

O problema é que a devoção de Russell pela atmosfera da época, aparentemente, fez com que ele desse mais prioridade para a estética do que para a qualidade final do filme. No afã de parecer um slasher movie antigo, "The Sleeper" acaba ostentando algumas das piores características típicas de produções menos memoráveis da época, como atuações de qualidade duvidosa, ritmo lento e aborrecido, cenas de assassinato forçadas e nada convincentes, trama sem pé nem cabeça e por aí vai.

A história de "The Sleeper" se passa em 1981 e de fato, na maior parte do tempo, ele parece um filme de terror feito naquela época. Só que, infelizmente, ele não se parece com os grandes filmes slasher daqueles tempos, como "Halloween" ou "Sexta-Feira 13", mas sim com as toneladas de imitações que esses dois clássicos geraram naquele período e que, em sua maioria, já eram sofríveis ou medíocres até mesmo para os padrões da época. 

Enfim, "The Sleeper" vale como uma curiosidade interessante para fãs de filmes de terror que já tenham passado dos trinta. Espectadores mais jovens devem evitar este filme, sob o risco de entrarem em coma com o ritmo lento, aborrecido, sem terror, sem história e sem quaisquer surpresas. Para quem tiver paciência de encará-lo, o filme diverte em alguns poucos momentos específicos - como na cena da dança coreografada na boate, que tranquilamente é a pior, mais artificial e mais vergonhosa cena de dança que eu já vi em qualquer filme em toda a minha vida.


Nenhum comentário: