quarta-feira, 17 de junho de 2015

Um breve comentário sobre a E3 2015

Um breve comentário gamer: os pontos altos da E3 foram Super Mario Maker (que já tinha sido anunciado pela primeira vez na edição passada), o remake de Final Fantasy VII, os novos jogos das famosas séries Fallout, Doom e Uncharted, a ressurreição de Shenmue, os novos jogos das consagradas séries Starfox e Zelda para WiiU, a retrocompatibilidade do Xbox One com o Xbox 360 e os remakes de jogos do Ps3 para o Ps4. 

Notaram alguma coisa errada nisso tudo?

Agora é oficial, gurizada medonha: a mesma esterilidade criativa que acomete a grande indústria cinematográfica há anos chegou, finalmente, à indústria dos videogames.

Remakes, reciclagens e remasterizações em HD. Não esperem muita vida e criatividade por parte das grandes desenvolvedoras, pelo menos no curto-médio prazo.

Fiquem à vontade para me chamar de saudosista, mas tenho memórias muito legais de ter vivido numa época em que, todo ano, surgia uma nova e brilhante franquia lendária dos videogames.

A ironia da coisa toda: a Era de Ouro da criatividade nos videogames foi também a era das limitações tecnológicas, do hardware pobre e das máquinas modestas. Hoje, vivemos na Era de Ouro da tecnologia, com consoles superpoderosos e seus gráficos de qualidade quase foto-realística - e tudo isso convive com a mais deprimente falta de espírito criativo e renovador.

Nenhum comentário: