domingo, 14 de junho de 2015

O Caveira analisa: "Kung Fury" (2015)

Ridiculamente empolgante, absurdamente divertido e absolutamente apaixonante com o seu humor assumidamente ultraexagerado e nonsense, o curta sueco "Kung Fury" (2015) é um triunfo sob qualquer aspecto passível de análise. 

É um sucesso no seu sistema de financiamento independente (o filme arrecadou US$ 630.000 no Kickstarter), é um sucesso como realização independente e um sucesso como apaixonada carta de amor aos fãs da estética e do feeling da cultura pop dos anos 80. 

Em cada detalhe visual, narrativo e sonoro, se percebe que os realizadores do filme não são meros fãs de ocasião, pisando em solo desconhecido, mas sim mestres no know-how oitentista e genuínos amantes da atmosfera da arte pop da época. 

O roteiro não passa de uma sequência absurda de bobagens viajantes das mais ridículas possíveis, concebidas com a única e exclusiva finalidade de homenagear e fazer referência a uma imensa gama de totens sagrados do pop oitentista, como Tron, The Terminator, Back to the Future, Miami Vice, Lethal Weapon, Little Trouble in Big China, Knight Rider, metal farofa, filmes de ninja, desenhos animados dos 80s, jogos de videogame side-scrollers do gênero beat'em up e por aí vai. 

Com um visual surpreendentemente bem concebido, cheio de personalidade, e com efeitos especiais eficazes para além das expectativas mais otimistas, "Kung Fury" já vem ao mundo colocado acima do bem e do mal. Não há o que criticar no filme - exceto o fato de que a sua meia hora de duração é cruelmente insuficiente e deixa o espectador suplicando por mais deste universo. 

Como não poderia deixar de ser, a trilha sonora se esmera para soar tão "over the top" e épico-oitentista quanto possível, com magnífico resultado. "Kung Fury" é mais uma prova daquilo que, no fundo, todos nós sabemos: que o cinema é uma coisa absurdamente maravilhosa quando feito por pessoas que realmente amam e conhecem o material com o qual se propõem a trabalhar. Agora ficarei no aguardo de um longa-metragem.


Nenhum comentário: