segunda-feira, 21 de março de 2011

O Caveira recomenda: LOST BOYS - THE THIRST (2010)


Acabo de ver LOST BOYS - THE THIRST, o terceiro filme da série iniciada pelo cult movie oitentista Lost Boys, de 1987, dirigido por Joel Schumacher.

"Série"? Bem, talvez seja um exagero chamar esses três filmes de "série". A verdade é que The Lost Boys foi um sucesso comercial na época e se tornou um clássico com o passar dos anos, mas vinte anos se passaram sem que nenhuma continuação fosse produzida. E de repente, do nada, em 2008 surge Lost Boys - The Tribe.


The Tribe nem chegou a ser lançado nos cinemas, foi direto para DVD. Mas, surpreendentemente, ele se converteu no DVD mais vendido da Warner em 2008 e pagou seu custo de produção apenas nas primeiras três semanas do lançamento.

Verdade seja dita: quando The Tribe saiu, ninguém esperava uma grande continuação depois de 21 anos do lançamento do filme original. Mas, para espanto geral, The Tribe era bastante divertido e Corey Feldman - quase quarentão - segurava as pontas numa boa voltando à pele do caçador de vampiros Edgar Frog, apesar de sua invencível canastrice.


Com o sucesso de The Tribe, a Warner deu o sinal verde para mais uma continuação lançada diretamente em DVD: Lost Boys - The Thirst, que saiu em 2010. E devo confessar que, dessa vez, eu não esperava mais realmente NADA do filme. A meu ver, já tinha sido impressionante o fato de que tinham conseguido criar UMA continuação tardia razoável (embora, é claro, sem comparação com o filme original). Uma segunda continuação, dois anos depois, parecia um sinal claro de que uma imensa bomba estava para surgir.


No entanto, mais uma vez, Edgar Frog me surpreendeu. Este novo The Thirst, longe de ser uma obra-prima, consegue se segurar numa boa e - surpresa - é até MELHOR do que o  anterior, principalmente para os fãs do icônico filme original (e eu não consigo nem pensar num motivo para você assistir uma continuação de The Lost Boys se você não é fã do filme original, não é mesmo?).

Não me entendam mal: tudo o que você poderia esperar de ruim em um filme barato de vampiros feito em 2011 está lá - o roteiro furadíssimo, as gatas de peitos de fora, os vampirões transados, saradões e com visual fashion, as festas regadas à música eletrônica, a mocinha gostosona (a modelo sul-africana  Tanit Phoenix) que suplica ajuda ao herói, a reviravolta vagabunda nos minutos finas do filme e, como não poderia deixar de ser, as interpretações constrangedoras, que vão do medíocre ao risível. Corey Feldman, então, parece ter desistido de vez de atuar. Sua performance mais parece uma mistura de Charlie Sheen com o Kurt Russel de "Fuga de Nova York", se é que dá pra imaginar uma coisa dessas. Pra não falar do cabelo dele ... não, prometo que não vou falar do cabelo dele nesse filme. PROMETO!


Mas, a despeito dessas falhas previsíveis, o que torna Lost Boys - The Thirst legal são os seus vários aspectos positivos: a produção extremamente competente, a direção ágil e eficiente, as alfinetadas na atual moda dos livros com "vampiros sensíveis" e o clima assumido e permanente de produção que não se leva a sério (em certo momento, os personagens chegam a implicitamente ironizar a própria ruindade dos diálogos).


Mas, acima de tudo, The Thirst acerta na reverência com que homenageia o filme original de 1987 - inclusive com diversos flashbacks mostrando cenas da saudosa película oitentista. Também rolam homenagens explícitas ao ator Corey Haim, falecido em 2010, que estrelou o primeiro The Lost Boys ao lado de Corey Feldman e Jamison Newlander (os únicos atores do filme original que dão as caras em The Thirst).


Enfim, o único motivo racional para se fazer continuações de um filme irretocável como The Lost Boys , depois de mais de vinte anos, é evidentemente homenagear o material original e ajudar os fãs do velho filme a matarem um pouco a saudade daquele universo. The Tribe foi um passo competente nesse sentido, mas The Thirst supera o anterior e, dentro de sua absoluta falta de pretensões, garante o seu lugarzinho no coração dos fãs do filme original de 1987.  
.
.


.
.
    AHHHHHH!!! Mas que PORRA de cabelo é esse?!? Você é o que, um DEMENTE?!?

Nenhum comentário: