segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Jogos legais: SONIC & SEGA ALL-STARS RACING (Xbox 360)


Tá, todo mundo sabe que a série Mario Kart da Nintendo criou essa história de "jogos de corridinha cartunesca de personagens cômicos", e não há dúvida que, além da originalidade, a série Mario Kart ainda representa o que há de melhor no gênero. Mas até que de vez em quando aparecem uns clones caprichados, como é o caso desse Sonic & Sega All-Stars Racing, lançado este ano. É um jogo de corrida que traz como protagonistas alguns dos personagens mais famosos (e outros até que bastante obscuros) da Sega. 
 

Naturalmente, estão presentes Sonic - o mascote absoluto da empresa - e outros personagens habituais dos jogos do azulão, como Tails e o Dr. "Eggman" Robotnik. O velho Alex Kidd (lembra, galera do Master System?) também marca presença como um dos personagens "desbloqueáveis", o que também vale para o icônico Ryo, protagonista do épico Shenmue do Dreamcast, um jogo que é cultuado até hoje. 
 
 
Por outro lado, alguns personagens aparecem saindo diretamente do mais absoluto anonimato, como é o caso do bizarro e doentio Amigo (que parece um maníaco drogado e viciado em carnaval), do esquisito macaco AiAi, do menino vestido de frango Billy Hatcher, da exótica Ulala, da dupla de lutadores Jacky e Akira, da dupla de zumbis Zobio e Zobiko e por aí vai. Toda essa gente apareceu em games mais ou menos famosos da Sega, mas nem sempre se destacaram como personagens "memoráveis". O pessoal das antigas, além de Alex Kidd, pode matar a saudade de Opa-Opa (da série Fantasy Zone) e da dupla de bandidos Mobo e Robo (de Bonanza Bros).

Os gráficos da versão do game pra Xbox 360 são muito legais, e botam no chinelo qualquer game da série Mario Kart já visto até hoje. O design das pistas também é muito bom no geral, e os circuitos são bastante temáticos. As pistas baseadas nos jogos da série Sonic são indiscutivelmente as mais bonitas e dinâmicas, mas há fases interessantes baseadas na série House of the Dead também. 
 
 
Pena que a Sega privilegiu ambientes de games menos conhecidos (como Billy Hatcher and the Giant Egg e Samba de Amigo). Já pensou como seria legal correr em pistas baseadas em clássicos da Sega como Golden Axe, Altered Beast ou Streets of Rage? Quem sabe da próxima vez! No total, são 24 pistas que podem ser "destrancadas" através dos pontos obtidos com vitórias.

De resto, o jogo segue à risca a fórmula de Mario Kart, com o jogador podendo se valer de uma série de itens para melhorar seu rendimento e também para infernizar a vida do jogador. O arsenal de itens nesse sentido não chega a ser muito original, e não chega naquele ponto de eficiência e criatividade dos mais recentes jogos da série Mario Kart. Mas o resultado não fica muito atrás.
 

Outra coisa legal de Sonic & Sega All-Stars Racing é que o game possibilita que dois (ou mais) jogadores disputem uma corrida com a tela dividida (o que é comum nos clones de Mario Kart). Pode não parecer muita coisa, mas é impressionante como os games modernos fazem pouco caso do split-screen, aparentemente acreditando que ninguém mais gosta de nenhum tipo de multiplayer que não seja online. Bons games contemporâneos com opção de split-screen estão cada vez mais raros, e esse título mata a pau neste aspecto, que aliás é de longe o seu modo de jogo mais divertido.

Não é Mario Kart, mas chega perto. E com esse visual caprichado, dá até pra esquecer um pouco do encanador italiano e de sua trupe.


2 comentários:

パーブロ disse...

impressao minha ou aquele la atras eh o shenmue?

Henrique Abel disse...

É ele mesmo! Ele é um dos personagens que dá pra liberar ao longo do jogo.

Esse joguinho é bem massa mesmo. Não chega a ser um Mario Kart, mas chega mais ou menos perto.