terça-feira, 23 de junho de 2009

QUEM DIRIA: TELEVISÃO COM UM POUCO DE VISÃO!

Nunca fui um grande fã de TV em geral, mas confesso que nunca gostei de tantas séries televisivas quanto hoje em dia. Estou realmente convencido que atualmente a média de qualidade desse tipo de programa é muito superior ao que se via em outros tempos.

Da minha infância, lembro basicamente apenas da SUPER MÁQUINA e do ESQUADRÃO CLASSE A. O resto do que eu assistia eram desenhos animados ou enlatados nipônicos de super-heróis lutando contra godzillas de borracha.



Confesso que eu achava MIAMI VICE interessante também, mas eu era muito pequeno pra ver esse tipo de coisa. É, eu sei, é difícil de acreditar, mas um dia Miami Vice foi considerado um programa violento. Hoje em dia, qualquer criança vê coisas muito mais fortes jogando GTA no videogame ...

Na minha adolescência, três séries da TV aberta me fisgaram:

* os CONTOS DA CRIPTA (Tales From the Crypt), que eram exibidos semanalmente pela Band ali pela metade dos anos 90 e chegaram aqui no Brasil também nas locadoras, em VHS;

* ANOS INCRÍVEIS, que também era exibida pela Band (se bem me lembro);


* MARRIED WITH CHILDREN (que eu realmente não lembro como era chamada por aqui).

Embora eu curtisse ver as últimas duas sempre que possível, a única que eu era FÃ de verdade era, naturalmente, dos saudosos CONTOS DA CRIPTA.

Já pelo final dos anos 90, ali por volta de 1997, eu fui fisgado pelos ARQUIVOS-X (The X-Files), indiscutivelmente a melhor série de TV dos anos 90. Essa série se destacava na medida em que criou o seu próprio universo, gerando uma complexa mitologia própria que ia além de episódios semanais independentes um do outro. Era mais ou menos aquilo que Star Trek havia feito muitos anos antes.

Com o fim dos ARQUIVOS-X, no começo dessa década, por algum tempo não encontrei nada que valesse à pena ver. SMALLVILLE estava começando, e era interessante, mas logo se tornou exagerado e aborrecido para o meu gosto (embora eu saiba que sou voto vencido nessa questão, dado o sucesso do programa, no ar até hoje).

Então, em 2006 foi apresentado ao LOST. U-A-U! A melhor série dessa primeira década do século XX, é óbvio.

Em 2008 passei a acompanhar três séries de humor imperdíveis, todas "bombando" atualmente na televisão americana. A primeira foi TWO AND A HALF MEN, que hoje é uma das séries de maior audiência nos EUA. Depois foi THE OFFICE, para a qual já dediquei um post na Cripta há algum tempo. E, mais recentemente, virei fã de carteirinha da divertidíssima THE BIG BANG THEORY.

Com isso, pela primeira vez na vida, estou curtindo QUATRO séries de TV ao mesmo tempo. Até eu estou surpreso. Nada mal para um cara que não é chegado em televisão. E isso que tenho consciência de que não dou atenção para algumas séries que estão fazendo muito sucesso nos últimos anos, como 24 HORAS, PRISON BREAK, FRINGE e HEROES.

Realmente, parece que a televisão americana hoje concentra mentes melhores e mais criativas do que o cinema hollywoodiano, que nos últimos tempos anda vivendo de continuações, super heróis e de remakes desnecessários.

Nenhum comentário: