quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Chat no site da Zero Hora sobre a crise no Piratini


Participei de um chat, agora à tarde, com a Rosane de Oliveira da Zero Hora. O tema era a atual crise política do RS e ela fez algumas considerações bem interessantes, que reproduzo abaixo.

Um resumo do chat pode ser lido em
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Pol%EDtica&newsID=a2608221.xml

Aliás, observo que a pergunta que formulei ("A RBS já teve acesso ao conteúdo da ação?") foi um dos trechos selecionados para essa matéria.

"A fraude do Detran, segundo operou a Operação Rodin, começou no governo de Germano Rigotto, mas veio á tona com a troca de fundações, no início do governo Teda, e a briga entre as pessoas que se beneficiavam do esquema". "O pedido de impeachment que tramita na Assembleia foi arquivado pelo ex-presidente Alceu Moreira, mas o PSOL recorreu. O sucesso dele vai depender do conteúdo do material que o MPF levantou e que está sob sigilo". "Não creio que tenha sido violado o princípio da presunção da inocência. Ninguém está dizendo que as nove pessoas citadas são culpadas: isso, a Justiça dirá depois de analisar as provas. A sociedade tem o direito de saber quando uma pessoa pública é acusada de alguma coisa. De nossa parte, na imprensa, queremos dar amplo espaço á defesa, mas para isso precisamos saber quais são as acusações. Reafirmo: não me parece correto dizer que alguém foi denunciado e não dizer o que há contra essa pessoa. Por isso, espero que a juíza Simone derrube o sigilo e todos possamos avaliar a qualidade das provas para concluir se a ação é procedente ou não".

" (...) acho que a CPI agora está atrasada. Vai chover no molhado. De qualquer forma, é bom que tudo seja esclarecido. Como o PMDB aderiu, já são 31 assinaturas a favor da CPI". "A base aliada assinou a CPI porque agora essas assinaturas são irrelevantes. As que importavam eram as 19. Quem assina agora está querendo pegar carona. Claro que se quase todos assinarem, a CPI ganha mais legitimidade".


"Estamos diante da mais grave crise política do Estado, mas eu sinto falta de saber quais são as acusações que pesam contra cada um dos citados na ação de improbidade. Estamos navegando no escuro. Minha impressão é de que os procuradores não tomariam atitude tão drástica se não tivessem encontrado elementos suficientes para embasar a ação. Espero que não demore a cair esse sigilo".


"Concordo que agora a CPI perde importância, porque o MPF já fez a denúncia. A oposição, porém, entende que é preciso investigar outros fatos e outras pessoas".


"Hoje no Gaúcha Atualidade eu tentei obter da governadora o compromisso de tornar as denúncias públicas assim que ela for notificada, já que reclamou da forma como o MPF anunciou a ação de improbidade sem dizer o que pesa contra cada um dos nove. Ela disse que vai agir no limite da lei, mas não estou segura de que vai liberar as informações. Minha expectativa é de que a juíza libere".



"Eu continuo sentindo falta de informações sobre o conteúdo da ação e as provas. Não me incomodei com a linguagem do procurador Adriano Raldi por dizer que os réus não terão moleza. Ora, o homem não disse um palavrão: falou em português. Por que um procurador só pode falar juridiquês?"



"Ainda estamos ouvindo as fontes para saber o uqe vai acontecer, mas acho muito sintomático o PMDB assinar a CPI. Parece uma forma de forçar a saída do governo. A base aliada nunca foi muito sólida e, antes deste episódio, já havia descontentamento. Acho a situação preocupante em matéria de governabilidade".



"Não acho que tenha sifo estardalhaço do MPF. Nós vínhamos cobrando deles uma manifestação oficial que não diexasse dúvidas sobre a procedência das denúncias feitas pela deputada Luciana Genro e eles mantiveram meses de silêncio. O que anunciaram ontem é muito concreto, mas acho que não se justifica o silêncio em relação ao conteúdo da ação. A entrevista foi frustrante, porque tudo o que a gente perguntava eles não respondiam, invocando o sigilo legal".


"Infelizmente, a RBS não teve, ainda, atendido seu pedido de acesso ao conteúdo da ação. Esperamos que a juíza Simone derrube o sigilo ainda hoje para que possamos ter uma avaliação mais clara. Enquanto não conhecermos o conteúdo da ação e as provas que a embasam, fica difícil fazer uma avaliação definitiva".



"A reeleição da governadora é muito difícil, porque ela teria pouco tempo _ pouco mais de um ano _ para recuperar a credibilidade e todas as pesquisas mostram uma avaliação muito negativa. Claro que as pesquisas de hoje podem mudar até outubro do ano que vem, mas no caso dela o terreno a ser recuperado é muito extenso. Além disso, ela terá de enfrentar no mínimo dois partidos muito bem aparelhados, o PT e o PMDB".


"Não concordo com a expressão "circo político". Acredito na seriedade do Ministério Público Federal, mas insisto, mesmo correndo o risco de vocês me acharem cansativa: é preciso saber o que encontraram contra cada uma das pessoas citadas na ação".


"O Ministério Público federal é uma instituição com autonomia. Os procuradores não estão subordinados ao ministro Tarso Genro. Não vamos começar a ver chifre em cabeça de cavalo".


//////

Nenhum comentário: