sábado, 3 de janeiro de 2015

O Caveira analisa: "The Interview" (2014)


Finalmente consegui ver "The Interview", o filme mais polêmico da atualidade. Minha conclusão? Simples: basicamente, tudo o que tem sido dito sobre ele é pura bobagem.

Alguns intelectuais e analistas têm criticado o filme por ser bobo e ridículo. Acho que esse pessoal esqueceu que o filme é uma comédia anárquica e exagerada que nunca pretendeu ser outra coisa além disso. Absolutamente nada no filme justifica a barulheira sem tamanho e o arranhão de crise diplomática internacional que foram criados depois da reação esdrúxula do governo da Coréia do Norte, dos ataques de hackers à Sony Pictures e da pressa imprudente com a qual o governo americano acusou a ditadura coreana de estar por trás dos ataques.

A ironia final é digna de nota: "The Interview" ridiculariza tudo e todos, mostrando como os mais diferentes lados (ditadores e democratas, ocidentais e orientais, capitalistas e comunistas) podem ser infantis e desprovidos de autocrítica - e todo o episódio desencadeado pelo filme na vida real apenas corrobora com as sutis alfinetadas pontualmente inseridas na narrativa cheia de nonsense.

"The Interview" é uma ótima comédia para os apreciadores do gênero, boba ao mesmo tempo em que é manifestamente consciente de sua bobice. De forma imprevisível, seu maior impacto foi servir para comprovar que o nonsense, a infantilidade e o exagero grotesco não existem apenas no humor cinematográfico, mas também no teatro tragicômico da política e das relações internacionais.



Nenhum comentário: