domingo, 23 de setembro de 2012

BAY OF BLOOD (Reazione a Catena) - 1971



Como fã de filmes de horror, há muitos anos tenho lido que "Bay of Blood" (1971), dirigido pelo fantástico Mario Bava (o pai do cinema de horror italiano), foi uma das maiores influências do clássico "Friday the 13th" (1980), que originou a franquia de "slasher movies" mais famosa e icônica de todos os tempos. Mas eu nunca poderia imaginar que as semelhanças entre o filme de Bava e o popular "Sexta-Feira 13" eram tão grandes assim. 


Agora que finalmente vi Bay of Blood, percebo que Friday the 13th é quase uma reimaginação da produção italiana. Toda a concepção do camping "Crystal Lake", a atmosfera e a ambientação de Friday the 13th foi diretamente copiada do filme de Bava, assim como o enfoque gráfico nos sangrentos assassinatos. A influência é tanta que a continuação "Friday the 13th Part 2" (1981) chega a copiar, quadro por quadro, duas cenas de morte do filme italiano. 
Ah, e sabe aquele velho clichê da turminha de adolescentes libidinosos e festeiros que se dirigem inocentemente até um local isolado, flertam uns com os outros, ficam sem roupa e/ou transam e depois são brutalmente assassinados de maneiras cada vez mais horrendas? Pois é, foi Bay of Blood que criou a moda...

Para quem curte o gênero, Bay of Blood é mais do que imperdível. Embora isso seja objeto de discussão, para mim ele é o primeiro verdadeiro slasher movie nos termos em que nós entendemos esse subgênero hoje.


O roteiro é uma sandice completamente absurda, e faz o roteiro do primeiro Sexta-Feira 13 parecer um texto shakespeariano. Mas o que vale é o visual e a violência plástica do filme. Não se trata de uma exceção à regra, já que o cinema de horror italiano tem o costume de privilegiar a intensidade visual em detrimento da linha narrativa.

Uma curiosidade: Bay of Blood faz menção a eventos ocorridos num dia 13 de fevereiro, e ao longo do filme ocorrem 13 assassinatos. Será coincidência que a imitação americana de 1980 se chame "Sexta-Feira 13"?


Para quem quiser ver o filme, fica a dica: ele é difícil de achar (eu só consegui vê-lo em inglês sem legendas) e deve ser o filme com o maior número de títulos alternativos de todos os tempos. Só na Itália, o filme teve três nomes diferentes ao longo dos anos: "Ecologia del delitto" (o original), "Reazione a Catena" (o mais comum) e "Bahia di Sangre" (o último). Nos EUA, foi lançado como "Carnage" e depois rebatizado de "Twitch of the Death Nerve", que em termos gerais é o nome mais conhecido do filme tanto nos EUA quanto internacionalmente. Também é conhecido como "Bay of Blood" (ou "A Bay of Blood"), que é o nome pelo qual eu sempre ouvi falar dele. Outros nomes alternativos do filme são "Last House on the Left – Part II" e "New House on the Left", que deixam clara a intenção de fazer uma associação forçada, equivocada e descabida do filme de Bava com o clássico "Last House on the Left" de Wes Craven.

 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

MISFITS - show completo em Minneapolis (1997)





Sensacional show completo do MISFITS, na tour do álbum American Psycho em 11/11/1997.

sábado, 1 de setembro de 2012

MICHAEL JACKSON - show completo da "Bad World Tour" de 1987!




Excelente show completo de Jackson, na época em que o cara era simplesmente o maior artista do universo. Imperdível para a gurizada nascida nos 80s!